aifia-pt - Re: [AI] novo globo.com

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Moisés Ribeiro" <moeribeiro AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] novo globo.com
  • Date: Sun, 2 Sep 2007 14:28:11 -0300

E aí Fabiano,

Interessante o ponto que tu colocaste do segmento de 'tendências'.

Agora, queria discordar sobre a necessidade de benchmarks (a gente comumente usa o termo em inglês, mas poderíamos chamar de análise sincrônica, e ela é muito comum nas metodologias de design/desenho industrial). Eu acho sempre válido e um bom ponto de partida olhar o que os 'concorrentes' têm feito, não para imitar nem copiar, mas no sentido de perceber como resolveram problemas que provavelmente tu também vais ter que enfrentar no projeto.

Outra análise que pode ser feita, é a análise diacrônica (que busca ao longo do tempo a evolução e as soluções encontradas nos projetos que desenvolvemos). Essa, é bastante incomum em projetos digitais (acho que pela dificuldade de recolher material) mas acredito que de uns anos pra cá já possa ser aplicada com facilidade. (é possível fazer uma análise desse tipo sobre a globo.com com a matéria que saiu no G1: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL95922-6174,00.html)

Bom enfim, esse baita e-mail era só pra dizer que, na nossa etapa de pesquisa, podemos utilizar essas análises como ferramentas úteis ao trabalho.

Abraços!
Moisés Ribeiro
AG2  |  Porto Alegre