aifia-pt - [AI] novo globo.com

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "julius " <julius.cesar AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] novo globo.com
  • Date: Sat, 1 Sep 2007 12:45:24 -0300

Olá todos....

Achei bastante pertinente o que disse o André Cunha, copiei logo abaixo, e me fez lembrar o que diz um amigo de trabalho: design é projeto. Uma definição que extrapola o apelo visual ao qual muitos fizeram referência nos posts anteriores. E talvez o fato de muitos comentarem o carácter estético seja pelo fato dele não estar bem resolvido, caso contrário passaríamos diretamente à analise da arquitetura, por exemplo.

Talvez alguns conceitos da gestalt  ( fechamento, continuidade, segregação, unificação, proximidade ) aplicados ao projeto globo.com com maior rigor dirimissem vários problemas, estou lembrando do livro do João Gomes Filho.

Quanto a arquitetura, especificamente, uma das coisas que me fizeram pensar foi a organização proposta a partir das cores. Compreendo, acho lógico... mas sinto que polui e demanda um entendimento, mesmo que mínimo, por parte do usuário. Talvez um box ou uma linha para separar um item de outro funcionassem tão bem quanto a "limpeza preterida".

A coluna da direita, pela sua organização, me chama mais a atenção, sugere um peso superior ou maior importância que o menu - lado esquerdo. Nesse sentido o G1 está bem mais "resolvido".

Enfim, de qualquer forma, considero feliz a iniciativa; mudar é mesmo difícil ....

abs