aifia-pt - Re: [AI] AI em gerenciadores de conteúdo

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre de Abreu" <ola AT andredeabreu.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI em gerenciadores de conteúdo
  • Date: Sun, 2 Sep 2007 08:42:38 -0300

Caro, Vimerson!

A AI é uma das primeiras etapas a se pensar em um projeto web, só
perde para o orçamento (rs), pois todas as outras etapas partem do que
foi planejado pelo arquiteto. O layout só vem bem depois; depois do
projeto de AI ter sido criado, aprovado pelo cliente e,
principalmente, provado e testado com uma amostra dos futuros
usuários. Tudo isso, para se evitar retrabalhos com o layout do site
pronto e para se satisfazer ao máximo a vida do nosso usuário em nosso
sistema.

Quanto ao CMS, pela minha experiência, na maioria da vezes desenvolver
um CMS do zero acaba sendo uma grande furada. No mercado existem
dezenas de soluções pagas e gratuitas que já têm um logo histórico de
vida, ou seja, elas já tiveram problemas que foram sendo consertados
ao longo do tempo de acordo com os comentários de seus usuários.
Começar um CMS do zero vai levar você à estaca zero. Ele só vai ficar
redondinho depois de alguns anos de uso e algumas versões depois.

Além disso, não concordo com a questão dos CMS do mercado não serem
"usáveis". Uma boa parte deles, principalmente os gratuitos, o são. E
se não forem, todos possuem níveis de personalização que nos permite
alterar quase tudo neles. Portanto, deixar o sistema com um
usabilidade bacana e com uma boa navegabilidade depende apenas do
projeto inicial de AI e a devida "customização" do sistema para que
ele se adeqüe a ela.

Um grande abraço,

ANDRE DE ABREU
andredeabreu.com.br