aifia-pt - Re: [AI] novo globo.com

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Andre Malheiro" <andre.malheiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] novo globo.com
  • Date: Mon, 24 Sep 2007 12:15:23 -0300

desculpem pela contribuição tardia nesse debate, mas na época não li as msgs.

vários sentiram falta de "alguma coisa", especialmente de divisões
visuais entre as chamadas. apesar de eu concordar de forma geral com
os defensores do visual clean e com a visão de design que está
implicada nisso, acho que a diagramação tem um problema sim, apesar do
mérito por várias melhorias.

começando pelo fim: faltam guias para a leitura.

parto do princípio de que colunas estreitas ajudam a diagramar blocos
curtos de conteúdo para uma leitura rápida. em jornais e revistas
impressas, onde essa prática é mais comum, a simples diagramação em
colunas justificadas já fornece uma guia vertical que ajuda essa
leitura a ser efetivamente rápida. isso funciona em impressos, mas não
funciona na web basicamente pq não existe hifenização. na web é uma
boa prática evitar o texto justificado para não criar espaços enormes
entre as palavras, o que prejudicaria a leiturabilidade.

então talvez não seja à toa que o problema da falta de divisões entre
as chamadas foi mencionado por pessoas diferentes. a meu ver, faz
falta alguma espécie de guia vertical. poderia ser um fundo sutilmente
diferente ou fio de cabelo para delimitar cada coluna. isso faria
diferença e foi o que mais me saltou aos olhos quando comparei a
versão antiga e a nova lado a lado. não vejo nenhuma necessidade de
linhas horizontais, pq a diagramação resolve isso muito bem.

abraços,
andré malheiro.