aifia-pt - Re: [AI] O nome das coisas...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Edson Constantino" <edsonconstantino AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] O nome das coisas...
  • Date: Thu, 16 Aug 2007 17:37:40 -0300

então chara... eu concordo com você em relação a norma que tem o papel de educar e criar um norte em relação ao que é mais adequado... mais na minha opinião algumas vezes estas definições acontecem um pouco tarde...

Considero o termo difundido porque trabalhei um bom tempo com acessibilidade e com profissionais da área e confesso nunk ter ouvido qq polémica a respeito deste termo.

Além disso a terminologia Tecnologia Acessiva , é clara e disseminada por ações de governo,  federal e estadual,  da uma olhada neste documento do ministério de ciência e tecnologia por exemplo: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/18622.html

Ainda os fabricantes dos principais leitores de tela nacionais, dosvox e virtual vision, tratam suas soluções como Tecnologia Assistiva.

Os bancos, Bradesco, Real e Itaú, que compram licenças de VV e repassam aos seus cliente com deficiência também utilizam este termo.

As maiores e principais referências de acessibilidade e tecnologia assistiva na web também dissiminam tecnologia assistiva. Logo quem busca informação nestes sites se familiariza com o termo.

REDE SACI
http://www.saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=6897
ACESSO BRASIL
http://www.tecnologia-assistiva.org.br/index.php

Outros fabricantes de ponteiras, pesos, tamanduas e cólmeias também se auto denominam fabricantes de tecnologia assistiva.
(eu tenho uns sites de fabricantes guardados depois coloco aqui)

Eu fiz uma pesquisa em várias instituições no Estado de São PAulo que cuidam de alunos especiais, visitei laboratórios muito bem equipados e todos os professores e alunos eram familiarizados com o termo.

Um outro fator é tudo que já foi publicado como TA.... basta fazer um teste no google, usando tecnologia assistiva os resultados na grande maioria trazem informações relevantes,  já  tecnologia de apoio... assistencial então...

É isso que eu considero um termo difundido.

[]'s
Eds.