aifia-pt - [AI] O nome das coisas...

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Uso Design" <drops AT usodesign.com.br>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] O nome das coisas...
  • Date: Thu, 16 Aug 2007 17:51:18 +0200

Gil questionou outro dia o uso da palavra acessibilidade.

Eu aqui estou resistente em usar o termo tecnologia assistiva
(partindo do inglês: assistive technology). Já ví sendo usado mas não
achei assistivo no Houaiss (versão online). O mais próximo seria
assistente ou assistencial: tecnologia assistencial como serviço
assistencial. Assistivo é um anglicismo (não oficializado), como seria
o verbo printar...

Não gosto bater nas teclas das definições. Longos debates para
delimitar significados de palavras ou fronteiras de disciplinas são
sempre cansativos e, muitas vezes, pouco produtivos, mas quando fui
usar assistivo achei feio e encanei.

Queria saber se tem outra expressão ou palavra que denomine o mesmo
tipo de solução tecnológica de forma mais simples. Não achei.

Alguém? Ou é o que o é: tecnologia assistiva? Se for, fico com o
assistencial, então.

[ ]os