aifia-pt - Re: [AI] Migração para o NING

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Cristiane Lindner <cristiane_lindner AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Migração para o NING
  • Date: Thu, 19 Mar 2009 15:47:36 -0300

Olá queridos Ais, minha experiência e opinião com o NING é retratada muito bem pelas palavras do próprio Rene de Paula nesse post q segue. Acredito q a lista, o radinho, perdeu muito com a migração, ganhou outros benefícios, mas justamente o q todos vem observando, a dinâmica e a agilidade das conversas e trocas de informações tanto relevantes quanto frequentes, foram os pontos comprometidos quando o radinho foi pro NING. Eu acredito q o mesmo aconteceria com esta lista. Mas como o mundo é feito de possibilidades n descarto a q poderia dar certo e p isso vejo q tempo é a chave, o NING precisa de mais atenção do usuário pra esquentar.

[]'s

' Cristiane Lindner

  design / a.i. / planejamento / branding

*********

http://radinho.ning.com/forum/topic/show?id=503200%3ATopic%3A22702

listas, ning, twitter, etc: a importancia do fático

um tema que sempre me fascinou e com o qual eu venho fazendo um monte de experiencias é a colaboraçao online. ja participei de alguns projetos por aí e, em paralelo, venho fazendo um monte de experimentos com a usina, o radinho, meus blogs, podcasts, etc.

quando eu achei que o radinho no Yahoo! Grupos estava degringolando simplesmente porque tinha crescido demais, decidi experimentar uma plataforma radicalmente diferente, o Ning. imaginei que uma plataforma como esta aqui favorecesse o surgimento de mais vozes, que favoreceria um zelo maior com a propria imagem, que favoreceria uma participacao mais ponderada e profunda, etc etc etc.

(pensando numa metafora culinaria ou termodinamica, eu sempre imaginei que para a colaboracao online fluir deveria haver uma temperatura otima e estavel, e listas corriam o risco dessa temperatura subir muito rapido e muito facil. o Ning parece estar comprovando a tese de outra maneira: a temperatura é baixa demais pras reacoes ocorrerem espontaneamente)

nesse meio tempo o twitter começou a bombar, e percebi que um dos motores básicos do twitter nao eram tanto a colaboracao real e a informacao relevante (que ocorrem, claro), mas sim o bla-bla-bla continuo que mantem as pessoas "ligadas" e a temperatura num nível favoravel.

isso me abriu o olho para algo que já comentei no roda e avisa: a importancia do "fático", da comunicação frequente mas de baixo valor informacional, que tem como papel reforçar os laços e manter a sensacao de pertencimento e vitalidade e, sobretudo, responsividade da lista.

nao sei o que voces acham dessas minhas teses. gostaria de ouvir opinioes diferentes. e enquanto isso vou testando combinacoes e sinergias e politicas e estrategias pra ver como montar uma maquina colaborativa funcional

• Email to a friend â€¢ Related â€¢