aifia-pt - [AI] Quadro teórico

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Bruno Gabriel <brunoradiotv AT yahoo.com.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Quadro teórico
  • Date: Mon, 29 Sep 2008 18:05:54 -0700 (PDT)

Galera, como estamos falando de quadro teórico, resolvi dar uma dica.

Quando fiz minha iniciação científica, a primeira e fundamental questão que meu orientador fez entender é tomar cuidado em entender exatamente o que os termos significavam.

Defendendo o meu amigo Bernado, quem fica achando que é um absurdo Arquitetura da Informação fazer parte do Design, primeiro tem que entender qual a origem e o significado do termo Design.

A primeira coisa que vem na cabeça dos leigos é:

Design = Desenho
Design = Programação Visual
Design = Bonitinho

Concordo que esse tipo de coisa realmente está dentro do Design, mas ele não se limita nem um pouco a somente isso.

De uma maneira bem resumida mesmo, podemos colocar design como "projetar produtos, a fim de obter sucesso em sua configuração, elaboração e especificação"

Apesar de ser formado em comunicação, nas minhas aulas extrecurriculares de desenho industrial, meus professores adoraram fazer a seguinte pergunta: Porque você projetou deste jeito?

Agora, trabalhando com usabilidade e AI minha chefe adora fazer a seguinte pergunta: Porque você projetou deste jeito?

Quando eu vou apresentar o projeto para meus clientes eu ouço a pergunta: Porque você projetou deste jeito?

Huuummmm... será que é mera coincidência?

Message: 1