aifia-pt - [AI] Rotulação (com o perdão do trocadilho)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Rodrigues" <luciano.rodrigues AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Rotulação (com o perdão do trocadilho)
  • Date: Thu, 21 Feb 2008 09:50:34 -0300

Tudo bem pessoal? Antes de mais nada, a rotulação a que me refiro é a dos cargos existentes atualmente nas áreas de AI, Design, UX, etc, por isso pedi perdão pelo trocadilho com a rotulação que conhecemos. :-)

Bom, aproveitando que está rolando uma discussão sobre as diferenças entre AI e Usabilidade, queria entender e tentar definir com vocês as diferenças entre os diversos cargos que surgiram de uns tempos pra cá: Designer de Interação, Designer de Experiência, UX Designer, Designer de Interface, Analista de Interface, Engenheiro de Usabilidade (tudo bem, este é um pouco mais velho), e os próprios Arquiteto de Informação e Web Designer.

Digo isso porque vejo muita similaridade entre todos estes cargos. Por exemplo, eu como Web Designer sempre tive a preocupação de como as pessoas usariam um site (usabilidade?), como elas se comportariam frente a ele (experiência?), se elas realmente interagiriam com ele da forma que eu esperava (interação?). Sempre fiz o que hoje conheço pelos nomes de "protótipo em papel", "wireframe" e "mapa do site". Além disso, tenho que me preocupar com o código HTML que gero e se o site roda bem num número razoável de navegadores.

Então daí vem minha pergunta: quais são as reais atribuições de cada um destes cargos? As diferenças entre Arquiteto de Informação e Web Designer são bem claras, mas e o restante? Qual a diferença entre um Designer de Interação e um UX Designer?

Desculpem se estiver sendo demasiadamente ignorante, mas esta questão vem me atormentando há algum tempo...

Abraços!

--
luciano rodrigues | web designer
http://www.lucianorodrigues.com