aifia-pt - Re: [AI] Rotulação (com o perdão do trocadilho)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "mauro pinheiro" <mauro.pinheiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Rotulação (com o perdão do trocadilho)
  • Date: Thu, 21 Feb 2008 12:30:47 -0300

Oi Luciano, tudo bem?

Essa é uma questão recorrente, que nunca tem fim, em qualquer fórum
sobre A.I. - aqui, e alhures!

As denominações e, principalmente, o que se entende dessas
denominações, mudam de pessoa para pessoa, englobando diversas
atividades/atribuições. Cada um entende de maneira diferente as
coisas...isso vale pra quase tudo na vida, não é mesmo?

De qualquer forma, eu escrevi um artigo por ocasião do EBAI que
tratava justamente dessa salada de termos. Para escrevê-lo, li
diversos outros artigos que falavam sobre isso. A confusão é geral, e
acho que não vamos nunca chegar a um consenso razoavalmente estável -
até porque nosso campo continua se expandindo, ficando cada vez mais
complexo e multifacetado.. :-)

Eu recomendo a leitura do artigo, e recomendo também que você veja as
referências para os outros artigos que tratam da mesma questão - tem
um artigo ótimo do George Olsen que foi publicado no Boxes and Arrows,
chamado "Names are for tombstones, babe".

Os artigos do EBAI estão aqui:
http://www.encontroai.org/papers.php?first_letter=all&cf=1

[ ]s!
mauro