aifia-pt - Re: [AI] Fwd: Rotulação (com o perdão do trocadilho)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Rodrigues" <luciano.rodrigues AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Fwd: Rotulação (com o perdão do trocadilho)
  • Date: Mon, 25 Feb 2008 11:53:04 -0300

Oi Mauro / Fred / Marcelo.

Mauro, só consegui ler os artigos no fim de semana... Achei interessante a maneira como o Olsen coloca os 4 I´s e o Designer de Experiência como um cargo mais abrangente a estes I´s, comparando-o com um Diretor de Criação. Fez bastante sentido para mim, mas ele não conseguiu definir quem seria a pessoa que possui competências para atuar nos 4 I´s. Talvez porque lá fora seja mais fácil segmentar estes cargos. Acredito que no Brasil existam muitos profissionais que atuam nos 4 I´s, muitas vezes sem perceber (como ele mesmo diz). Lembrei também quando você comentou comigo no almoço do EBAI sobre o projeto arquitetônico / visual de uma livraria (era isso mesmo??), querendo dizer que o Design de Experiência não precisa se restringir a mídias digitais. Isto também faz todo sentido. Aliás, depois disso comecei a reparar no Design de Experiência de muitos projetos físicos: estações de metrô, estradas, shoppings... É um ponto de vista muito interessante! :-)

Agora, apesar de ter clareado um pouco minha cabeça sobre esta questão, percebi que não sou o único a ter dificuldades em classificar estes cargos. Acho que é um pouco do que o Fred falou mesmo: as pessoas acabam utilizando os rótulos de acordo com o que pretendem alcançar profissionalmente, pois as atribuições são muito parecidas e interdependentes.

De qualquer forma, agradeço a participação de vocês! Acho que a discussão nunca teria um fim.... :-)

Abraços!

Luciano.