aifia-pt - Re: [AI] Fwd: Rotulação (com o perdão do trocadilho)

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "mauro pinheiro" <mauro.pinheiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Fwd: Rotulação (com o perdão do trocadilho)
  • Date: Mon, 25 Feb 2008 16:04:44 -0300

2008/2/25 Luciano Rodrigues <luciano.rodrigues AT gmail.com>:
> Oi Mauro / Fred / Marcelo.
>
> [...] Lembrei também quando você comentou comigo no almoço do EBAI
> sobre o projeto arquitetônico / visual de uma livraria (era isso mesmo??),
> querendo dizer que o Design de Experiência não precisa se restringir a
> mídias digitais.

Luciano, o projeto ao qual você se refere foi feito pela MAYA Design,
para a Carnegie Library, de Pittsburgh.

Grosso modo, foram contratados para melhorar a "usabilidade" da
biblioteca, entendida durante todo o projeto como um sistema de
informações com diferentes pontos de contato com os usuários (catálogo
online, funcionários, a sinalização do espaço físico etc.)

A partir de métodos de análise centrados no usuário, com a aplicação
de questionários, entrevistas, além de uma espécie de "navegação
orientada por tarefas" na biblioteca, levantaram uma série de
problemas.

O projeto está bem descrito no site deles. Acho particularmente
interessante a etapa que eles definem como sendo a de arquitetura de
informação:

"[...] MAYA calls such a blueprint the 'information architecture.' No
matter what systems the library employs (computers, classification
schemes, buildings) and no matter what interfaces they use (computers,
posters, librarians), the information architecture remains constant.
Devoting attention to the information architecture rather than leaping
directly to isolated design solutions provides a framework for more
sustainable, scalable, and appropriate design."

Pra mim esse projeto é uma referência pra quem quer entender melhor o
que é arquitetura de informação - e explicitar sua abrangência para
além dos meios digitais.

Destaco ainda a documentação que eles criaram ao longo do projeto.
Excelentes exemplos de design de informação, que com certeza
facilitaram a conversa com o cliente na hora de apresentar o projeto.