aifia-pt - [AI] RES: Metodologias

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabiosp AT rgm.com.br>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: Metodologias
  • Date: Tue, 15 Aug 2006 13:54:46 -0300

Ola Moisés.

Sim, infelizmente, é o que vem acontecendo, e acredito que,  vai demorar muito tempo para mudar, já que tenho acompanhado algumas metodologias que vem sido sugeridas. Aqui na empresa, esta sendo uma luta mostrar e comprovar que uma software-house só tem a ganhar com  AI´s, Design de interação e ate mesmo o design gráfico, já que eu acredito que o designer de interação,tem um senso muito mais racional do que o gráfico, que tem um senso mais cultural e artístico.

Acredito que só o fato daqui da empresa, o pessoal ter entendido isso, já considero um grande passo, mas comparando com outras empresas do mesmo setor, onde tenho alguns conhecidos, eles lá, nunca ouviam falar de “design de interação”, “arquiteto de informação” , e por ai vai. Aqui, cabe um comentário de um desenvolvedor amigo meu “Interface para que? O usuário tem e que trabalhar e ponto” ....claro que ele falou isso com ironia, mas isso, de certa forma retrata como que anda as empresas de aplicações para a net por ai.

Não é o fato de “não ser possível” encaixar. Mas o fato do que as estruturas que são apontadas como sucesso dentro de processos de desenvolvimento de software, simplismente ignoram este tipo de situação. Por exemplo, aqui na empresa, o pessoal adotou o EA (Enterprise Architecture e UML) como linguagem padrão de modelagem e talz. Mas após de ver e estudar o software, eu realmente não encontrei como e quando fazer um wireframe, já que o analista de sistema, já tem ferramentas de desenho, e ali mesmo ele desenha a interface do caso de uso. Também, faz todo o fluxo de navegação e etc. Por mais que eu tente encontrar um lugar dentro disso para colocar uma analise de navegação, wireframes e tudo o mais, não consigo. Não excluo a possibilidade de eu mesmo ainda não ter entendido o pleno funcionamento do mesmo (se eu estiver equivocado com relação a isso, alguém me puxa a orelha ai..rs), mas até onde percebi, a coisa funciona toda, sem AI, Designers de Interação e Gráficos.

Minha luta ta sendo tentar entender essas metodologias, principalmente de empresas de tecnologia e software-houses que desenvolvem grandes aplicações para web, como e-commerces, B2B, B2c e por ai vai, fugindo um pouco do contexto de portais comerciais e coorporativos.

Ao meu ver, as aplicações que antes eram desktop (programas) estão indo para a web, e os serviços oferecidos, também tem aumentado seu nivel de complexidade como de tecnologia. A minha preocupação/problema, e tentar entender isso , neste tipo de ambiente =)

Fabio Palamedi

Arquiteto de Informação \ Designer de UserInterface

RGM Informática Ltda.

(11) 3016-3555

 Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, queira por favor retorna-lá ao destinatário e apaga-lá de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou distribuição desta mensagem ou parte dela, sob qualquer meio, é expressamente proibido. A RGM Informática Ltda. não é responsável pelo conteúdo ou pela veracidade das informações nela contidas