aifia-pt - Re: RES: [AI] Psicologo Game Designer entrando na área

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: RES: [AI] Psicologo Game Designer entrando na área
  • Date: Fri, 9 Dec 2005 12:30:50 -0200

> Acho que os termos e as técnicas, que sem dúvida, devem ser
> encaradas de forma diferentes de uma avaliação de um site, não são
> excludentes. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Sim, mas se ficarmos diferenciando muito as coisas, corremos o risco
de contaminar o mercado dos games com nossa mania de "dades":
usabilidade, encontrabilidade, memorabilidade, etc...

Se seguimos aquilo que pregamos, vamos manter a simplicidade também na
forma como abordamos nossas soluções.

> Enfim, mas o caso é que não acho que a usabilidade seja
> exludente neste caso. A jogabilidade é que deve ser necessariamente
> incluída nesse tipo de avaliação.

O mercado de games se preocupa muito mais com a opinião dos jogadores
sobre os games do que o mercado de software e de Internet se preocupa
com a opinião dos usuários sobre os sistemas. Desde os primeiros
games, eles já sabiam que realizar testes com jogadores era essencial
para aprimorar os games e faziam isso, só que informalmente.

Não acho que exista uma lacuna no mercado de games nesse sentido. A
abordagem para a criação de games deve ser o mais criativa possível e
menos analítica. Por isso, não faz sentido realizar testes com
jogadores, usando uma série de tarefas, laboratório, gravação de vídeo
e etc.

Como disse antes, o mais legal é procurarmos o que eles tem a nos
ensinar e não o que nós podemos ensinar pra eles.

O Donald Norman me disse num email que games são exemplos de Design
Centrado na Atividade, porque eles não apresentam mensagens de erro,
por exemplo. Mais sobre:
http://www.usabilidoido.com.br/design_de_interacao_social.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR