aifia-pt - RES: RES: [AI] Psicologo Game Designer entrando na área

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Letícia Cianconi de Paiva Rodas <lcianconi AT andima.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: RES: [AI] Psicologo Game Designer entrando na área
  • Date: Fri, 9 Dec 2005 11:43:17 -0200

Fred, permita-me fazer alguns comentários.

Acho que os termos e as técnicas, que sem dúvida, devem ser encaradas de
forma diferentes de uma avaliação de um site, não são excludentes. Uma coisa
é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A usabilidade para a parte mais "sistema" do jogo precisa existir e alguns
critérios de avaliações já existentes poderiam ser usados neste caso. Essa
usabilidade vai desde antes da instalação do jogo, até a instalação do
sistema e, levando-se em conta o público ao qual o jogo se destina,
englobaria também as funcionalidades da tela. O jogo tem que ter desafios,
mas ele tem que ser "fácil" de usar. Facilidade nesse caso, tem mais a ver
com o projeto da interface de interação do que do jogo em si. Neste caso,
existem diferenças entre jogos projetados para o computador e jogos para
outras plataformas. Também existem diferenças fundamentais entre jogos online
e offline. Jogos mutliplayers e jogos sem essa característica.

Enfim, mas o caso é que não acho que a usabilidade seja exludente neste caso.
A jogabilidade é que deve ser necessariamente incluída nesse tipo de
avaliação.

[ ]´s
Leticia