aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Excesso de técnica

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Rogerio Macedo" <roger AT rogermac.com>
  • To: "Arquitetura da Informacao em Portugues" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Excesso de técnica
  • Date: Tue, 29 Jul 2003 14:17:42 -0300

Interessante essa discussão sobre o excesso de técnica e descontinuidade de
assuntos mais interessantes nas listas ...

A maioria das listas acaba pendendo mais pro lado da técnica, mais pro lado
tutorial da coisa mesmo!

Acho que a "culpa" não é apenas do profissional ou aspirante.

O mercado vem exigindo cada vez mais profissionais com 1001 utilidades...
Designers que saibam programar (asp, php, .net, actionscript, etc) ,
programadores que entendam de comunicação, de design, planejamento
estratégico, etc.

O indivíduo que deseja trabalhar com mídias interativas, ao procurar vagas
na área, depara-se com mil e uma exigências e acaba perdendo o foco. Corre
atrás de conhecimentos - nem sempre essenciais para sua carreira - para
conseguir uma posição no mercado.

Todo tipo de conhecimento é válido, mas a especialização (em determinada
direção) é fundamental.

Nem sempre o profissional consegue manter o foco em sua carreira e acaba
tentando assimilar toda e qualquer informação técnica disponível. Aí entram
as listas, que fazem papel de verdadeiros oráculos da tecnologia.

Já vi mais de uma vez a lista ser utilizada para resolver pepinos de última
hora :-)

Toda e qualquer lista, como manifestação de inteligência coletiva, sempre
irá sofrer com ruídos ou falta de foco como ocorre na WDDesign, por exemplo.

A descontinuidade de assuntos além "técnica" é um fato.
Uma saída é moderar a lista...

Mas o que vai acabar acontecendo são assuntos paralelos dentro da mesma
lista...
Uma turma discutindo programação, outra design, outra comunicação e assim
por diante!
Já dá pra perceber pequenos grupos dentro de uma mesma lista!

[]s a todos!

Rogerio Macedo
http://www.rogermac.com