aifia-pt - Re: [AIfIA-pt] Excesso de técnica

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Livia Labate" <liv AT livlab.com>
  • To: "Arquitetura da Informacao em Portugues" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AIfIA-pt] Excesso de técnica
  • Date: Tue, 29 Jul 2003 12:45:25 -0300

Acho ótima essa banalização da ferramenta. Assim como hoje você não pergunta
se o sujeito "Sabe usar Windows", amanhã você não perguntará se ele "Sabe
usar Flash". NESSE ponto a popularidade dos cursos de softwares são bons
porque torna o mercado técnicamente capaz; pelo menos operar as ferramentas
eles saberão.

Por outro lado, o problema é a falta de orientação para esse pessoal.
Aprender ferramentas é bom, mas de maneira alguma a pessoa deveria se
limitar a isso. A parte teórica, de noções de design por exemplo, é
imprescindível para criar. Sem isso estas pessoas nunca irão realmente criar
nada, serão sempre operadores, não criadores.

Como o Claudio comentou, "estamos com sérios problemas educacionais no campo
da
comunicação". É preciso incentivar os amantes das ferramentas a continuar a
estudar e não simplesmente se concentrarem na tecnologia.

Acredito que hoje ainda exista espaço no mercado para operadores, mas isso
porque os jovens que estão começando ainda tem muita energia. Não acredito
que alguém venha a aguentar uma 'carreira' de 20 anos como Operador de
Photoshop. E os cursos superiores que têem sido criados atualmente (pelo
menos o que eu tenho notado) enfatizam cada vez menos a parte teórica e
enfiam dezenas de aulas de software.

Eu pessoalmente sou da turma que 'aprende' software sentando na frente do
computador e usando, com o botão "Ajuda" e o manual ao lado para qualquer
eventualidade. *Eu* acho uma incrível perda de tempo frequentar um curso que
ensine a operar uma ferramenta; primeiro porque é um tempo que eu poderia
usar para estudar algo mais profundamente (algo mais denso e teórico que me
proporcione um conhecimento com uso muito mais amplo) e segundo porque boas
ferramentas são intuitivas e 'self-evident'... como deveriam ser aqueles
produtos/serviços que criamos ;)

Voltando ao início, é a *banalização* da ferramenta que eu acho
interessante, porque a partir do momento que saber usar o Photoshop torna-se
lugar comum, as pessoas naturalmente são levadas a estudar o que for mais
relevante :)

[]'s

Livia Labate
www.livlab.com | liv AT livlab.com