aifia-pt - RES: [AIfIA-pt] Excesso de técnica

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "caio cesar" <caio AT todosnoz.com.br>
  • To: "'Arquitetura da Informacao em Portugues'" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [AIfIA-pt] Excesso de técnica
  • Date: Tue, 29 Jul 2003 13:59:56 -0300

olá pessoal.
bem, esta é minha primeira mensagem na lista. tenho lido o que foi
discutido sobre os bread crumbs e wireframes.
batuta!

agora sobre o excesso de técnica.

bem, especificamente sobre a questão que primeiro foi levantada, acho o
seguinte: flash impressiona o leigo. e muita gente se especializou em
impressionar o leigo replicando o que leuno flashkit ou conseguiu
deduzir usando o swift3d.

mas pára por aí. e é isso que me assusta. 99% dos desenvolvedores da
referida tecnologia (flash) acaba impressionando tanto que se acha dono
da verdade e acha ruim quando é contestado por fazer um menu com som,
por exemplo.

a popularizaçào da tecnologia é excelente. quanto mais gente usar, mais
as técnicas de produção tendem a melhorar e mais a qualidade geral dos
produtos aumenta.

só que estamos num momento de transição. muita gente produz mal e não há
ainda demanda do usuário para que a coisa melhore.

quando vou prestar algum serviço de consultoria a coisa se mostra
evidente.
1 - pelo próprio fato de um consultor ser normalmente mal recebido; há o
mito de que o consultor veio pra "malhar" o trabalho da criação ou
"podar" o trabalho que será feito.
2 - pelo fato de que estes desenvolvedores que propõem absurdos como
menus com som tratarem seus trabalhos não como produtos web, mas como
parte de algo autoral, pessoal. aí a coisa fica feia e temos que ser
ultra cuidadosos para não causar disturbios.

bem, acho que falei demais, né?

a conclusão é que: enquanto um lado da balança (o desenvolvimento)
estiver bem mais intimo com a técnica (flash) do que o outro lado
(usuários) está com a tecnologia [é bom lembrar a diferença entre
técnica e tecnologia, sempre], a coisa vai ficar assim. mas creio que o
futuro há de ser melhor.
quando os usuários começarem a explicar com mais veemencia porquê sempre
pulam as intros (e este discurso deixar de sair só das bocas dos
consultores), creio que os desenvolvedores serão obrigados pelas
próprias circunstâncias de produçào a estudar melhor e dominar de forma
plena o assunto.

ufa!

[]s!
caio cesar