aifia-pt - RES: [AIfIA-pt] Excesso de técnica

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Ana Luísa Ponsirenas (Criação - SPO) <analuisa AT agenciaclick.com.br>
  • To: Arquitetura da Informacao em Portugues <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: RES: [AIfIA-pt] Excesso de técnica
  • Date: Wed, 30 Jul 2003 10:48:44 -0300

Sou jornalista, como muitos dos arquitetos de informação no Brasil. Nós
jornalistas vivemos até hoje o dilema da obrigatoriedade do diploma. É uma
discussão que já dura 50 anos e, acredito, serve como paralelo para o debate
sobre a validade de cursos de webdesign (e para os outros cursos
relacionados às mídias digitais).

Por que a faculdade de jornalismo é importante? Não é para ensinar a
técnica, garanto. É muito complicado para uma faculdade ou universidade
emular o ambiente de uma redação (em qualquer uma das mídias, mas,
especialmente, TV). A verdade é que a técnica se aprende on the fly,
fechamento após fechamento. Entretanto, é na faculdade que aprendemos os
princípios de Filosofia, Sociologia, Ciências políticas, Ética, Teoria da
Comunicação... Enfim, é a faculdade que nos dá base e segurança para
executar, com a técnica aprendida na redação, as pautas do dia-a-dia e mesmo
para continuar estudando, lendo.

Não conheço o currículo dos cursos de webdesign, mas, se eles têm um
pouquinho de teoria (história da arte, por exemplo), são válidos.

Acredito que isso seja consenso, já que o que originou esta discussão foi
exatamente uma reclamação sobre a falta de base teórica em nosso meio.

Abraços
Ana Luísa