cc-br - Re: [cc-br] Licenças musicais

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Vinícius de Araújo Oliveira <vinicius77 AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Licenças musicais
  • Date: Fri, 24 Jul 2009 00:25:42 -0300

Prezados,

Na verdade, se a pessoa for de uma associação civil sem fins lucrativos, e distribuir em pequena escala, ninguém vai nem perceber. Ai cabe a proporcionalidade e a razoabilidade.

No caso dele, como é Prefeitura, recomenda-se mais cautela e agir dentro da lei, pois as implicações legais são maiores.

Há que se verificar, todavia, se as música não são mais antigas, pois podem ter caído já em domínio público - apesar de o prazo no Brasil ser longo demais - 70 anos após a morte do autor.

Aqui no Brasil a gente tem mania de preocupar com a lei em primeiro lugar. Isso não é muito inteligente. Temos que nos preocupar com o Direito, com o que é justo, em primeiro lugar. A lei, se não estiver adequada, a gente muda: isso chama democracia.

Att.

Vinícius