cc-br - Re: [cc-br] Cadastro

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Carlos Vieira" <cavvieira AT gmail.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Cadastro
  • Date: Sun, 25 May 2008 13:25:18 -0300

Sim, o ícone deveria ser distribuído junto com o software, mas não
conheço nenhuma licença CC que restrinja a redistribuição de um
conteúdo somente quando acompanhado de outro.

Se não houvesse esta restrição, eu poderia pegar o ícone do Firefox e
usar num processador de texto. Isso só causaria confusão para o
usuário ("É um editor de texto Mozilla?") e trasntorno para o
desenvolvedor do Firefox já que o íncone deixa implícito que a
fundação Mozilla apóia o editor hipotético.

Neste caso, licenciar o ícone sob CC traria um desserviço à comunidade
como um todo, e não vejo bem algum que mitigue esse efeito.

É por este motivo inclusive que o Firefox no Debian se chama Icewasel
e tem outra arte. Os ícones de botões e etc. são os mesmos, mas a
identidade visual foi mudada porque os termos de distribuição não são
considerados compatíveis com as DFSG. O fato é que o Iceweasel é
ligeiramente diferente do Firefox (não vem ao caso como/porquê), e a
Mozilla não quer associar seu nome a um produto fora de seu controle
de qualidade, por melhor que possa parecer.

Agora, software livre não tem garantia alguma, então a decisão da
Mozilla pode parecer exagerada. Cabe a quem licenciar o software
decidir qual caminho tomar.

Abraços,
Carlos Vieira