Skip to Content.
Sympa Menu

cc-br - Re: RES: [cc-br] Pong (era Ping)

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Cassiano, MatrizW > Listas" <listas AT matrizweb.com>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: RES: [cc-br] Pong (era Ping)
  • Date: Thu, 02 Dec 2004 09:55:18 -0200

Olá, lista, Paulino,
Sobre seus comentários...

At 01:12 1/12/2004, Paulino Michelazzo wrote:
...resolvi usar um método diferente [para registro na Biblioteca Nacional]. Coloco os originais em um envelope e mando via correios para mim mesmo :) Pelo que me consta, isso é válido como garantia de "idade" da minha criação.

Essa dica é conhecida mas não sei se isso é lenda americana, se algum dia deu certo aqui no Brasil. Mas é um claro improviso, mesmo q funcione. Não dá pra chegar em uma empresa e dizer: "olha, o original é meu porque eu postei isso pra mim mesmo há três anos...posso provar..." Certamente é mais elegante dizer: "olha, sinto muito, o original é meu e consta no registro tal, do dia tal..." Isso é irrefutável. E mais profissional, não?

...a licença q tiramos online, na horinha e de graça, em um site americano...
Qual é o site?

eu me referi ao próprio Creative Commons, a área que agora gera a licença verde-amarela... O site "é" americano, podemos dizer assim...


Poderia usar, creio eu, o sistema acima comentado.(..)

O q estou querendo discutir é estimar, no foro jurídico, qual será a "aceitação" de uma licença CC, por juízes brasileiros, em um litígio. Não sou adv, mas pelo que me consta o trabalho da lei é exatamente prever os problemas. Quando não há problemas, tudo é divino, maravilhoso. Sinceramente, eu tenho receio de liberar algo via CC *SEM* registrar antes na Biblioteca.

Ademais, me parece natural fazer o registro na Biblicoteca e, depois, licenciar via CC, no caso de textos ou músicas pelo menos. Como a própria licença informa, a filosofia é liberar "alguns" direitos, não necessariamente todos... Apenas quis aprofundar um pouco mais o tema, para saber se estou pensando conforme o espírito da FGV e o CC, no Brasil e mundo.

Ou se realmente a BC agora é dispensável...o que aliás me parece uma tese arrassadora, em termos mundiais, qual seja o país: uma licença produzida no exterior se sobrepor a uma instituição nacional...

[]s
Cassiano


----------------------------------------------------------------------------
www.LIVRE.matrizweb.com : O Anunciante É a Mídia : Sua Empresa, Sua mídia :
www.FOLHINHA.com : Calendário de gestão






Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page