aifia-pt - Re: [AI] Elementos da Experiência do Usuário e Desenvolvimento Ágil

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: Christiane Melcher <chrismelcher AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Elementos da Experiência do Usuário e Desenvolvimento Ágil
  • Date: Thu, 29 Sep 2011 00:42:41 -0300

Olá Frederick,

Concordo que o modelo do Garrett não funciona, como os sprints são curtos e só é detalhado o que será desenvolvido naquele tempo, não é possível ter uma visão completa do produto e fazer com funcionalidade fica quase impossível. O Jeff Patton tem um material bem interessante sobre UX + Agile - http://www.agileproductdesign.com/. Sobre o início de um produto e o projeto de UX, costumo abordar em algumas aulas a técnica dele de mapa de histórias, que ajuda na definição de escopo, prioridades e etc. Além disso, tem algumas discussões sobre fazer ou não o sprint zero / product discovery, se o AI e Designer devem trabalhar alguns sprints a frente do time, o que na definição clássica dos métodos ágeis não está previsto, e por aí vai... Boa discussão para a lista :)

A globo.com desenvolve os produtos utilizando métodos ágeis e sou a responsável pelas avaliações de usabilidade. Tenho feito algumas experiências no lab para ver a melhor forma de usar as técnicas neste cenário. Também estou terminando o mestrado com um estudo de caso sobre o tema. Se quiser trocar uma ideia, será ótimo!

Abs,
Christiane