aifia-pt AT lists.ibiblio.org
Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)
List archive
- From: Matheus Neves <matheus.neves AT gmail.com>
- To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
- Subject: Re: [AI] Gerência de projetos e UX
- Date: Fri, 29 Apr 2011 09:45:55 -0300
Paulo,
O que eu quis dizer é que existem inúmeras ferramentas PRONTAS como RUP, SCRUM, PMBoK, que são amplamente utilizadas.. São ferramentas, se eu pegar uma chave philips para marretar um prego eu vou ter problema.
Só quis deixar isso bem clar, prque essas metodologias estão maduras e servem como uma BASE para aumentar o nível da discussão.
Dentro do PMBoK mesmo são 42 processos que visam justamente PLANEJAR MUITO BEM, executar e controlar a execução.
O perfil de um planejador acredito que tenha que ser multidisciplinar com foco na área de projeto. Se é um projeto WEB, ter alguém que entenda de WEB, se é construção civil, temos que ter engenheiros civis e por aí vai.
Dentro do próprio PMBoK durante a iniciação tem uma ferramenta para a declaração de escopo chama "Opinião especializada", onde você antes de decidir o que vai fazer pede a opinião de um especialista na área.
Eu acho que a função principal de quem desenha telas é desenhar telas, de quem pinta telas é pintar telas, e de quem escreve código é escrever código, MAS nada impede da pessoa desempenhar outras funções.
Você colocaria um mestre em design de interfaces para dizer para você como tem que ser a AI do teu site? não.
Como disse as ferramentas estão, acho que se discute e rediscute muita coisa que já está consagrada por outra áreas, mas não nos damos o trabalho de ir lá pesquisar e ver como é.
Sobre atrasos e problemas, projetos de TI, DESIGN, entre outros estão lidando com muito risco, você não tem um caminho muito definido de como fazer, quer chorar? olha as estatisticas para TI:
Isso é de 98 (meio velho... tinha uma mais atual do PMIou gartnet, mas não achei)
The main IT project failure criteria identified by the IT and project managers were:
missed deadlines (75%) | |
exceeded budget (55%) | |
poor communications (40%) | |
inability to meet project requirements (37%). |
The main success criteria identified were :
meeting milestones (51%) | |
maintaining the required quality levels (32%) | |
meeting the budget (31%) |
Agora se vc acha que retrabalho é problema só em DESIGN, ou comunicação, esse artigo explica onde fica o buraco:
Uma maturidade para nossa área, viria de entender essas ferramentas, agregar as nossas e criar um modelo nosso se trabalhar. Foi o que os devs fizeram com SCRUM e olha o sucesso que deu.
"Olha o RUP, tem coisa demais, não precisamos disso tudo, vamos pegar o que a gente precisa, adaptar e TÁDÁ, criamos uma etodologia de gestão de projetos"
Já trabalhei em várias empresas de TI que dizem implementar RuP, PMBoK ITIL e é tudo mentira. Só na atual que vejo um esforço REAL, muito empenho dos gerentes em trabalhar dentro dos processos designados. Também o esquema aqui eh CMMI nível 5, tem menos de 10 empresas no Brasil assim. É muito bacana por um lado e ruim por outro. Tudo é muito marrado, N documentos e formalizações, que são completamente impraticáveis para uma agência que precisa ser dinâmica.
Só digo que essa discussão de quem faz ou não o projeto precisa ser melhor embasada tendo em vista características ambientais e organizacionais. Temos aqui o mesmo modelo que vc descreve. GRANDE DIFICULDADE em lidar com os artefatos de TI e principalmente com o cliente. Mas aí acho que isso eh um problema de quem trabalha com grandes órgãos governamentais onde as pessoas sao desepreparadas para lidar com o assunto e você tem que mastigar ao máximo (desenhar e colorir uma tela pro usuário literalmente ver o que vai ser produzido). Quando você lida de TI para TI casos de uso extensos e cheios de diagramas são o suficiente.
2011/4/28 Luiz Felipe Soyer <luizsoyer AT gmail.com>
Legal, por favor gostaria muito de ler sua pesquisa assim que estiver concluída. Compartilhe :)Em 28 de abril de 2011 17:24, Paulo Ries <paulories AT gmail.com> escreveu:
Obrigadoi Luiz, vou encarar isso como mais um desafio ... rs
Justamente .... na visão atual de gerência de projetos isso é impraticável. Tenho pensado nisso e realmente agradeço muito por ter este privilégio.
E este é o motivador para a minha pesquisa. Tenho levantado dados muito positivos para esta nossa metodologia e espero em breve conseguir compilar tudo para apresentar no TCC e quem sabe falar dessa "loucura" por aí. Quem sabe .... rs
Estas expectativas dos designers, Ai e UX que me impulsionam para uma proposta aceitável e de alguma forma viavel para o processo, sem ferir os egos de tantos envolvidos. Somos auxiliares, como costumo dizer. O projeto precisa de todas as camadas MVC. Também não adianta projetar uma interface que seja usável mas que não funcione. Vendemos esta idéia aqui e os desenvolvedores tem entendido.
Abraço
PauloEm 28 de abril de 2011 16:44, Luiz Felipe Soyer <luizsoyer AT gmail.com> escreveu:
Acho interessante sua proposta Paulo, mas impraticável. (Acredito que vc está com sorte :P)Trabalho a 3 anos no mercado de agências publicitárias, e os processos são basicamente os mesmos:
Hoje o que temos é Gerente Negócios > GProjetos > AI > DESIGN > DESENVOLVIMENTO(TI) > CONTEÚDO (Normalmente por último).Como vc disse o sucesso ou fracasso do produto, está diretamente ligado a qualidade do produto de Design (AI + Solução Visual) porém o que normalmente acontece é o Designer e Arquiteto sendo vistos apenas como técnico responsável por atender a uma já dada EXPECTATIVA do Gerente de Negócios / Projetos ( Que foi quem levantou a demanda do problema).Sabemos que no processo de comunicação indireto ou melhor, nessa comunicação do "Telefone sem fio" (aquela brincadeira de criança) sempre acaba em algo inesperado, esse inesperado pode ser uma grande piada que sai no final ou RARA as vezes sair tudo conforme combinado.O problema disso é que os responsáveis pelo levantamento de demanda GN e GP) tão pouco entendem do que realmente o usuário precisa (UX, acessibilidade, usabilidade etc...) assim como as características psicológicas também ( Cores, formas, contraste etc...) tendo como consequências para o Designer e Arquiteto a tal maquiagem como vc citou e o sucesso do produto dependendo totalmente do atendimento desta suposta expectativa ou não. Dai acontece o que vc falou sobre os problemas do Gerente de Projetos e o Cliente tbém estar mais preocupados com prazos e não com qualidade de fato.O que vejo como ideal, seria o(s) profissional de Ux (Designer + Arquiteto) trocando os papéis com a Gerência de Projetos sendo este subordinado aos profissionais de UX.E por fim, um artigo do webinsider pra reiterar e mostrar que vc é um privilegiado por estar conseguindo fazer isso onde trabalha e mostrar que isso é impraticável...http://webinsider.uol.com.br/2006/10/31/uma-analise-do-excesso-de-trabalho-nas-agencias-de-internet/Em 28 de abril de 2011 13:44, Paulo Ries <paulories AT gmail.com> escreveu:
Olá pessoal,
Desculpem, mas não vejo como "puxar a sarinha" para lado algum.
Tratemos de observar a maioria das estruturas de equipe atuais. Raras são aquelas que possuem tantos profissionais de áreas distintas. Quanto muito envolvem um designer no início do processo, pois na maioria das vezes o projeto chega para a "maquiagem" dois dias antes de ir para produção. Isso é fato, não especulação. e para quem sobra a maquiagem? Para o cara do design... sim ... aquele que coloca a corzinha lá.... kkk Justamente esse é o cara que está representado em várias equipes e deveria ter maior envolvimento (e claro, deveria estar preparado para isso!)
Trabalho no FNDE/MEC há 2 anos e vivo isso aqui. Por mais que tentassem seguir o RUP (que de longe não atende o que realmente é necessário...) havia problema em todos os projetos com retrabalho por problemas de usabilidade. Os usuários reclamavam quase de 100% dos projetos. Alguns mais, outros menos (nos casos dos cruds...). Os prazos sempre estouram, os gestores são os que "mandam" no projeto, mesmo não sendo eles os usuários finais.... e os analistas de requisitos só falam com os gestores ... né? #fail !
Os projetos por aí são construídos sem a menor lógica. Já vi telas com rodapé apresentando 27 botões diferentes .... telas que ao usar o scroll do browser sumia o menu drop down ... e por aí vai ....
A partir da estruturação da equipe de interface do FNDE (da qual sou o gerente) criou-se um padrão de interface. Tomamos como base o GUI (graphic user interface) mencionado no RUP. Ok ... devemos ter então um guia/padrão ... mas quem cuidará disso? Aqui, no nosso caso, conseguimos passar a responsabilidade para a equipe de design de interface, composta por.... designers (com conhecimento em web, webstandards, acessibilidade, usabilidade, etc).
E daí ? muito perguntam... reduzimos o retrabalho e aumentamos a satisfação do cliente (leia-se usuário) já na entrega. Ok. Ponto pra nós. Viva o usuário! \o/
Por outro lado ..... os gerentes de projeto (todos PMI/PMBOK/CMMI/etc ...) não entendem a nossa "intromissão" na validação de fluxos de navegação, por exemplo. Muito menos entendem porque a equipe valida os wireframes..... (eu tenho dó ... eles não sabem o que falam ...). Gerentes de projetos enxergam essas etapas como "tempo extra" no cronograma deles, o que nada agrada. Não entendem que se validarem direito os casos de uso o retrabalho por problemas de usabilidade será mínimo.
O mundo perfeito teria equipes multidisciplinares, trabalhando diretamente com os usuários num gerenciamento ágil e eficaz .... mas no mundo real isso raramente existe pois o foco não deve ser apenas na entrega do produto. Mesmo usando scrum/agile muitos projetos não funcionam e todos sabem disso.
Analista de negócio, engenheiro de software, analista de sistemas, arquiteto de sistema .... nenhum deles (na infinita maioria deste universo todo, como dizemos aqui ... kkkk) sequer sabem o que é usabilidade (nem vou falar de acessibilidade... pq seria covardia .... né Horácio?). Ficar na mão deles decidirem pelo envolvimento da nossa equipe é a morte certa (do usuário, claro ... rs)
Sei que cada profissional tem a sua competência, e sei que cada empresa/equipe trabalha de uma forma, com as peças que possuem. Agência de publicidade trabalha totalmente diferente de um órgão púiblico. Nunca vi, por exemplo, um concurso público para contratação de arquiteto da informação ..... ou UX ..... ainda vai acontecer ... mas deve demorar .... e mesmo assim eles não conseguiriam fazer tudo o que eu, com todas as manias e vícios, acho o melhor (e não o ideal).
Por isso, com minha pós em gerenciamento de projetos em andamento busco realizar uma pesquisa concreta que mostre a importância dos projetos de sistema (aqui usam java, deplhi e php) serem centrados no usuário e não no desenvolvimento (ou no prazo? ... rs). Tenho encontrado pouca bibliografia adequada sobre o assunto. A grande maioria menciona superficialmente ou aborda apenas projetos de design.
Se alguém tiver alguma referência na web ou algum livro bacana pra indicar eu ficarei eternamente grato.
Abraço à todos.
:)
Paulo RiesEm 27 de abril de 2011 15:11, Matheus Neves <matheus.neves AT gmail.com> escreveu:
Olá,Eu acho que todo mundo quer puxar a sardinha para si nessa questão de quem faz o que.Respondendo a sua pergunta acredito que um bom ponto de partida possa ser entender as disciplinas do RUP:De lá vieram as metodologias ágeis e iterativas como Scrum, FDD e XP que esão na moda e todos nós gostamos.Sobre o envolvimento do UX ou AI antes, depois, no meio, não tem definição a ferro e fogo. O que deve existir é uma boa análise de negócio. Que é conduzida por um Analista de negócios. Este deve identificar as necessidades e possibilidades. Ele quem faz uma proposta de soluções inicial, ele quem entende do negócio do cliente e sabe quais são os requisitos. Ele formula um documento de visão por exemplo.Dependendo da necessidade que ele levantou, escolhem-se mais "designers" ou mais "engenheiros" para evoluir e especificar o projeto. Um analista de negócio pode ser um adminsitrador, um Designer, um Analista de sistemas, ou qualquer outra coisa. O foco dele é entender o cliente e fornecer ao AI, UX, Webdesigner a maior quantidade de informações possíveis sobre os resultados esperados.Quanto mais esse cara manjar de WEB melhor. Pois vai ter a melhor noção do que é possível fazer e como isso beneficia oa resultado que ele espera. Manjar de web não é privilégio do UX, AI ou front-end, no entanto essas pessoas entendem mais do meio e devem ter suas opiniões amplamente avaliadas.AI, UX, DEV, Designer, Jornalista, Estrategista Web, etc e qualquer pessoa a mais podem "dar os pitacos" e ajudar a formular um projeto, cujo as fases sempre serão próximas as previstas no RUP. (é o mais comum)Qualquer time de profissionais foca em pessoas multidisciplinares para enriquecer os resultados, fomentar sacadas, mas é importante entender o real papel de cada pessoa. UX é UX Ai é AI atendimento é atendimento, analista de requsitos é analista de requisitos e por aih vai.. cada macaco no seu galho, porém pulando de árvore em árvore.Atenciosamente,Matheus Neves2011/4/27 melina alves <melinalves AT gmail.com>
Olá, pela minha experiência, é importante que UX faça parte do processo de escopo do projeto, junto ao Gerentes, levantando necessidades e funcionalidades para fechar o orçamento e cronograma macro.Ainda junto com os Gerentes de Projeto, o UX faz QA das etapas do projeto especialmente em fases de layout e homologação validando usabilidade, design...Análise de dados de Analytics e BI também devem envolver o UX para participação dos relatórios, no que consiste em observações de comportamento de uso e cultura digital desdobrados por meio de navegação do usuário.Espero ter ajudado.Abraços.--2011/4/27 Rafael Xavier <rafaelxavier AT gmail.com>
Oi Paulo,
Por viver essa rotina diariamente em meu trabalho, resolvi fazer um monografia de uma das disciplinas do mestrado abordando esse conceito. Ainda estou na fase de levantamento e tenho alguns artigos do meio acadêmico para analisar como modelos de ciclos de vida, prototipação e uma dissertação que retrata essa questão só que focado em usabilidade. Assim que eu tiver algo mais concreto eu te passo até porque meu deadline é final de junho :-(
[ ]s
Rafael Xavier2011/4/27 Paulo Ries <paulories AT gmail.com>
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Pessoal,
Estou elaborando meu pré-projeto de pós-graduação em gerenciamento de projetos e procuro referências para fazer a relação de UX ao desenvolvimento, especialmente no que se refere à dimuinuição do retrabalho e consequente cumprimento de prazos.
Minha idéia é abordar o tema estimulando a participação de designers desde a fase de elaboração, pasando pelo levantamento de requisitos, no acompanhamento do desenvolvimento e nas validações com o usuário.
Alguma sugestão?
Abraço
--
Paulo RIES
Bacharel em Design de Interfaces
61 9985.8591
Twitter: @paulories
--
Trídia Criação e Desenvolvimento de Software LTDA
http://www.tridiacriacao.com
Twitter: @tridiacriacao
--
Colaborador Joomla Calango - DF
http://www.joomlacalango.com
--
Membro do JUGBrasil - Organizadores
http://groups.google.com/group/jugbra-organizadores
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-ptMelina AlvesInformation Architect andUser Experience Specialistwww.aiaqui.blogspot.com
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
--
Paulo RIES
Bacharel em Design de Interfaces
61 9985.8591
Twitter: @paulories
--
Trídia Criação e Desenvolvimento de Software LTDA
http://www.tridiacriacao.com
Twitter: @tridiacriacao
--
Colaborador Joomla Calango - DF
http://www.joomlacalango.com
--
Membro do JUGBrasil - Organizadores
http://groups.google.com/group/jugbra-organizadores
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
--
___________________________
LUIZ FELIPE SOYER
Designer de Interfaces Web and Art Director
+55 (61) 8181-9184
MSN: luizsoyer AT hotmail.com
Gmail: luizsoyer AT gmail.com
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
--
Paulo RIES
Bacharel em Design de Interfaces
61 9985.8591
Twitter: @paulories
--
Trídia Criação e Desenvolvimento de Software LTDA
http://www.tridiacriacao.com
Twitter: @tridiacriacao
--
Colaborador Joomla Calango - DF
http://www.joomlacalango.com
--
Membro do JUGBrasil - Organizadores
http://groups.google.com/group/jugbra-organizadores
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
--
___________________________
LUIZ FELIPE SOYER
Designer for web interfaces and Art Director
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.
Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX
, (continued)
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
melina alves, 04/27/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Matheus Neves, 04/27/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Paulo Ries, 04/28/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Cinthia Ruiz, 04/28/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Renato Costa, 04/28/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Paulo Ries, 04/28/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Bianca Marotta, 04/28/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Luiz Felipe Soyer, 04/28/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Paulo Ries, 04/28/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Luiz Felipe Soyer, 04/28/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Matheus Neves, 04/29/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Paulo Ries, 04/28/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Ricardo Couto, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Paulo Ries, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Matheus Neves, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Bernardo Doré, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Matheus Neves, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Érico Fileno, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Paulo Ries, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Ricardo Couto, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Érico Fileno, 04/29/2011
- Re: [AI] Gerência de projetos e UX, Luiz Felipe Soyer, 04/29/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Paulo Ries, 04/28/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
Matheus Neves, 04/27/2011
-
Re: [AI] Gerência de projetos e UX,
melina alves, 04/27/2011
Archive powered by MHonArc 2.6.24.