Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] Gerência de projetos e UX

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: Bianca Marotta <bimarotta AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Gerência de projetos e UX
  • Date: Thu, 28 Apr 2011 19:20:30 -0000

Oi Paulo,

Tvz o pessoal do Instituto Faber Ludens pode te dar uma ajuda. Eles tem, diversos projetos na área de Design de Interação e um deles trata dos processos de trabalho:

http://corais.org/cards/node/381/

http://www.corais.org/cards/node/382

Não sei se o projeto em si ajuda, mas de repente o pessoal de lá pode te dar dica de leituras e fontes.

Abs,

Bianca Marotta
.........................
bimarotta AT gmail.com
www.biancamarotta.com.br


2011/4/28 Renato Costa <rctcosta AT gmail.com>
Oi Paulo,

posso estar falando uma grande besteira. Mas pelo que eu já ouvi por aí, existe dentro do gerenciamento de projetos uma parte que estuda a gestão da mudança. No seu caso, seria a mudança de uma gestão de projetos mais voltada para o desenvolvimento para outra mais voltada para o usuário. E lá na gestão da mudança diz que toda mudança precisa ter um patrocinador. Ou seja, o chefe dos gestores de projetos precisa dizer para eles que agora mudou. Caso contrário, dificilmente a mudança acontecerá. Vejo que essa falta de patrocinador pode ser a principal dificuldade para realizar a mudança de paradigma no desenvolvimento e centrá-lo no usuário.

Abs,
Renato Costa

Em 28 de abril de 2011 13:44, Paulo Ries <paulories AT gmail.com> escreveu:
Olá pessoal,

Desculpem, mas não vejo como "puxar a sarinha" para lado algum.

Tratemos de observar a maioria das estruturas de equipe atuais. Raras são aquelas que possuem tantos profissionais de áreas distintas. Quanto muito envolvem um designer no início do processo, pois na maioria das vezes o projeto chega para a "maquiagem" dois dias antes de ir para produção. Isso é fato, não especulação. e para quem sobra a maquiagem? Para o cara do design... sim ... aquele que coloca a corzinha lá.... kkk Justamente esse é o cara que está representado em várias equipes e deveria ter maior envolvimento (e claro, deveria estar preparado para isso!)

Trabalho no FNDE/MEC há 2 anos e vivo isso aqui. Por mais que tentassem seguir o RUP (que de longe não atende o que realmente é necessário...) havia problema em todos os projetos com retrabalho por problemas de usabilidade. Os usuários reclamavam quase de 100% dos projetos. Alguns mais, outros menos (nos casos dos cruds...). Os prazos sempre estouram, os gestores são os que "mandam" no projeto, mesmo não sendo eles os usuários finais.... e os analistas de requisitos só falam com os gestores ... né? #fail !

Os projetos por aí são construídos sem a menor lógica. Já vi telas com rodapé apresentando 27 botões diferentes .... telas que ao usar o scroll do browser sumia o menu drop down ... e por aí vai ....

A partir da estruturação da equipe de interface do FNDE (da qual sou o gerente) criou-se um padrão de interface. Tomamos como base o GUI (graphic user interface) mencionado no RUP. Ok ... devemos ter então um guia/padrão ... mas quem cuidará disso? Aqui, no nosso caso, conseguimos passar a responsabilidade para a equipe de design de interface, composta por.... designers (com conhecimento em web, webstandards, acessibilidade, usabilidade, etc).

E daí ? muito perguntam... reduzimos o retrabalho e aumentamos a satisfação do cliente (leia-se usuário) já na entrega. Ok. Ponto pra nós. Viva o usuário!  \o/

Por outro lado ..... os gerentes de projeto (todos PMI/PMBOK/CMMI/etc ...) não entendem a nossa "intromissão" na validação de fluxos de navegação, por exemplo. Muito menos entendem porque a equipe valida os wireframes..... (eu tenho dó ... eles não sabem o que falam ...). Gerentes de projetos enxergam essas etapas como "tempo extra" no cronograma deles, o que nada agrada. Não entendem que se validarem direito os casos de uso o retrabalho por problemas de usabilidade será mínimo.

O mundo perfeito teria equipes multidisciplinares, trabalhando diretamente com os usuários num gerenciamento ágil e eficaz .... mas no mundo real isso raramente existe pois o foco não deve ser apenas na entrega do produto. Mesmo usando scrum/agile muitos projetos não funcionam e todos sabem disso.

Analista de negócio, engenheiro de software, analista de sistemas, arquiteto de sistema .... nenhum deles (na infinita maioria deste universo todo, como dizemos aqui ... kkkk) sequer sabem o que é usabilidade (nem vou falar de acessibilidade... pq seria covardia .... né Horácio?). Ficar na mão deles decidirem pelo envolvimento da nossa equipe é a morte certa (do usuário, claro ... rs)

Sei que cada profissional tem a sua competência, e sei que cada empresa/equipe trabalha de uma forma, com as peças que possuem. Agência de publicidade trabalha totalmente diferente de um órgão púiblico. Nunca vi, por exemplo, um concurso público para contratação de arquiteto da informação ..... ou UX ..... ainda vai acontecer ... mas deve demorar .... e mesmo assim eles não conseguiriam fazer tudo o que eu, com todas as manias e vícios, acho o melhor (e não o ideal).

Por isso, com minha pós em gerenciamento de projetos em andamento busco realizar uma pesquisa concreta que mostre a importância dos projetos de sistema (aqui usam java, deplhi e php) serem centrados no usuário e não no desenvolvimento (ou no prazo? ... rs). Tenho encontrado pouca bibliografia adequada sobre o assunto. A grande maioria menciona superficialmente ou aborda apenas projetos de design.

Se alguém tiver alguma referência na web ou algum livro bacana pra indicar eu ficarei eternamente grato.

Abraço à todos.

:)


Paulo Ries







Em 27 de abril de 2011 15:11, Matheus Neves <matheus.neves AT gmail.com> escreveu:

Olá,

Eu acho que todo mundo quer puxar a sardinha para si nessa questão de quem faz o que.

Respondendo a sua pergunta acredito que um bom ponto de partida possa ser entender as disciplinas do RUP:

De lá vieram as metodologias ágeis e iterativas como Scrum, FDD e XP que esão na moda e todos nós gostamos.

Sobre o envolvimento do UX ou AI antes, depois, no meio, não tem definição a ferro e fogo. O que deve existir é uma boa análise de negócio. Que é conduzida por um Analista de negócios. Este deve identificar as necessidades e possibilidades. Ele quem faz uma proposta de soluções inicial, ele quem entende do negócio do cliente e sabe quais são os requisitos. Ele formula um documento de visão por exemplo.

Dependendo da necessidade que ele levantou, escolhem-se mais "designers" ou mais "engenheiros" para evoluir e especificar o projeto. Um analista de negócio pode ser um adminsitrador, um Designer, um Analista de sistemas, ou qualquer outra coisa. O foco dele é entender o cliente e fornecer ao AI, UX, Webdesigner a maior quantidade de informações possíveis sobre os resultados esperados.

Quanto mais esse cara manjar de WEB melhor. Pois vai ter a melhor noção do que é possível fazer e como isso beneficia oa resultado que ele espera. Manjar de web não é privilégio do UX, AI ou front-end, no entanto essas pessoas entendem mais do meio e devem ter suas opiniões amplamente avaliadas.

AI, UX, DEV, Designer, Jornalista, Estrategista Web, etc e qualquer pessoa a mais podem "dar os pitacos" e ajudar a formular um projeto, cujo as fases sempre serão próximas as previstas no RUP. (é o mais comum)

Qualquer time de profissionais foca em pessoas multidisciplinares para enriquecer os resultados, fomentar sacadas, mas é importante entender o real papel de cada pessoa. UX é UX Ai é AI atendimento é atendimento, analista de requsitos é analista de requisitos e por aih vai.. cada macaco no seu galho, porém pulando de árvore em árvore.

Atenciosamente,
Matheus Neves



2011/4/27 melina alves <melinalves AT gmail.com>
Olá, pela minha experiência, é importante que UX faça parte do processo de escopo do projeto, junto ao Gerentes, levantando necessidades e funcionalidades para fechar o orçamento e cronograma macro.

Ainda junto com os Gerentes de Projeto, o UX faz QA das etapas do projeto especialmente em fases de layout e homologação validando usabilidade, design... 

Análise de dados de Analytics e BI também devem envolver o UX para participação dos relatórios, no que consiste em observações de comportamento de uso e cultura digital desdobrados por meio de navegação do usuário.

Espero ter ajudado.

Abraços.



2011/4/27 Rafael Xavier <rafaelxavier AT gmail.com>
Oi Paulo,

Por viver essa rotina diariamente em meu trabalho, resolvi fazer um monografia de uma das disciplinas do mestrado abordando esse conceito. Ainda estou na fase de levantamento e tenho alguns artigos do meio acadêmico para analisar como modelos de ciclos de vida, prototipação e uma dissertação que retrata essa questão só que focado em usabilidade. Assim que eu tiver algo mais concreto eu te passo até porque meu deadline é final de junho :-(

[ ]s
Rafael Xavier



2011/4/27 Paulo Ries <paulories AT gmail.com>
Pessoal,

Estou elaborando meu pré-projeto de pós-graduação em gerenciamento de projetos e procuro referências para fazer a relação de UX ao desenvolvimento, especialmente no que se refere à dimuinuição do retrabalho e consequente cumprimento de prazos.

Minha idéia é abordar o tema estimulando a participação de designers desde a fase de elaboração, pasando pelo levantamento de requisitos, no acompanhamento do desenvolvimento e nas validações com o usuário.

Alguma sugestão?

Abraço

--
Paulo RIES
Bacharel em Design de Interfaces
61 9985.8591
Twitter: @paulories
--
Trídia Criação e Desenvolvimento de Software LTDA
http://www.tridiacriacao.com
Twitter: @tridiacriacao
--
Colaborador Joomla Calango - DF
http://www.joomlacalango.com
--
Membro do JUGBrasil - Organizadores
http://groups.google.com/group/jugbra-organizadores

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt



--
Melina Alves
Information Architect and 
User Experience Specialist
www.aiaqui.blogspot.com

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt



--
Paulo RIES
Bacharel em Design de Interfaces
61 9985.8591
Twitter: @paulories
--
Trídia Criação e Desenvolvimento de Software LTDA
http://www.tridiacriacao.com
Twitter: @tridiacriacao
--
Colaborador Joomla Calango - DF
http://www.joomlacalango.com
--
Membro do JUGBrasil - Organizadores
http://groups.google.com/group/jugbra-organizadores

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ao responder, elimine o texto não essencial
de mensagens anteriores e evite formatação.

Lista de discussão AIfIA-pt
AIfIA-pt AT lists.ibiblio.org
Arquitetura de Informação em Português
http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/aifia-pt




Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page