aifia-pt - [AI] Res: Como estipular tempo para designar tarefas de usabilidade

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Bruno Gabriel <brunoradiotv AT yahoo.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] Res: Como estipular tempo para designar tarefas de usabilidade
  • Date: Wed, 23 Jun 2010 07:21:14 -0700 (PDT)

Olá Rafael.

Esse trabalho que você quer fazer depende de uma amostra estatística para ter relevância. Se você pensa em fazer testes qualitativos tradicionais com 5 usuários por perfil, a coisa passa a cair por terra.

Acho pertinente você fazer a medição de tempos e analisar as distorções com mais atenção. Vamos pegar um cadastro por exemplo. Você percebeu que quatro usuários leveram em torno de 5 minutos, porém um demorou 9 minutos. Qual o motivo desse tempo maior? Existiram barreiras para esse usuário?

Em apresentações é normal compararem o tempo de execução de tarefa para analisar a eficiência de uma interface após sofrer alterações. Isso deve ser feito com cautela, lembrando sempre que podem haver sérias distorções estatísticas.

Se você quiser se aprofundar, leia o livro 'Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics'.

Espero ter ajudado. Abraço!

Atenciosamente,
Bruno Gabriel
brunoradiotv AT yahoo.com.br