aifia-pt - Re: [AI] wireframes x clientes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Gabriela Muhlbach <abigabi AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] wireframes x clientes
  • Date: Thu, 29 Apr 2010 12:05:11 -0300

Olá, Rafael!

Eu tive muitas experiências positivas apresentando Wireframes em reuniões com os clientes  e muitas experiências ruins enviando os wireframes com algum tipo de especificação.

O que eu percebi é que o Wireframe, sozinho, sem um "tradutor", é praticamente incompreensível. Mas quando você guia o olhar do cliente, ele consegue abstrair as áreas de conteúdo e o esquema de navegação.

Para ajudar, entenda o seu cliente, entenda que tipo de informação ele absorve. Imagens? Exemplos funcionais de outras aplicações, sites? Utilize esse material junto com suas explicações. E insista nas reuniões de apresentação!

E recomendo que você evite apresentar remotamente os wireframes, confiando em especificações. Nós mesmos, os profissionais, temos dificuldade com especificação de material. Não espere que seu cliente esteja para elas.

E também, quem fez o wireframe está mais apto para apresentá-lo, pois é quem tem mais intimidade com ele. Se você não puder estar presente na reunião, treine bem o seu gerente ou o atendimento. É importante ter fluência nas explicações, pois isso passa segurança e esclarece as dúvidas que os clientes têm sobre o projeto.

Reforço a colocação do Victor.

" Isso tudo para dizer:
Acho que temos que educar o cliente para que ele entenda a importância da AI para o projeto dele. Com isso valorizamos nosso trabalho e continuamos a frente de 80% do mercado de Design brasileiro que não se preocupa com questões de usabilidade, ergonomia, experiência do usuário, etc. Então, acho que devemos sim apresentar wireframes (protótipos navegáveis sempre que possível) e deixar claro para que serve a Arquitetura de Informação no Projeto, e que ele tem que aprovar essa etapa e toda especificação funcional para aí sim você iniciar na etapa de Layout."

Só comentaria uma coisinha: não comente profundamente a importância do wireframe, nem a importância da arquitetura de informação. Explique porque você trabalha com esse processo. Mas, ao apresentar seus wireframes, comente o conteúdo.

Fale como se fosse o próprio site/aplicação. Mostre placeholders e apresente aquela área como se fossem as suas imagens dinâmicas, diga o que aprecerá ali. Mostre o seu formulário, não mostre quadradinhos que serão um formulário. Consegui explicar a diferença?

Bom.. espero ter ajudado.

Abs!