aifia-pt - Re: [AI] Drupal ou Joomla

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Lucas da Costa Petes <lucaspetes AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Drupal ou Joomla
  • Date: Sat, 31 Oct 2009 17:19:03 -0200

Eu sou do grupo dos traumatizados pelo Joomla e apoiadores do Drupal.

Me integrei a um projeto que já estava em andamento. Envolvia e-commerce, apresentação de produtos, cadastros e áreas para usuários. Nada exatamente muito complexo. O problema é que mesmo os melhores componentes pra realizar cada uma dessa tarefas seguia um padrão diferente -- ou nao seguia padrão algum.

A administração de cada um dos módulos era diferente da outra e o que era gerado para a interface final também ficava longe de qualquer idéia de webstandards. Campos de formulário colocados com divs flutuantes, labels que não era labels, icones não customizáveis e outras loucuras.

Dentro do painel do Joomla, aquela idéia de 'sistema orientado a menu' era um desespero só, por conta dessa falta de padronização, de um HIG ou qualquer outra coisa que orientasse melhor o uso e a construção de módulos. Era bem dificil encontrar as coisas, porque poderiam estar em qualquer lugar.

Se você já trabalhou do Wordpress alguma vez, deve ter notado que cada plugin coloca seu painel de opçoes em um lugar. As vezes dentro de Plugins, de Ferramentas ou de Opções - ou fora de tudo isso. É quase a mesma coisa, só que pior.

Sei que muita gente defende, apóia e aplaude o Joomla. Realmente é possível criar coisas altamente complexas em poucos minutos. Muitos módulos são excelentes, a operação é tranquila e a curva de aprendizado é curta, mas pra mim realmente foi bem traumatizante na hora de customizar.

2009/10/31 Giorgia Barreto <giorgiabarreto AT gmail.com>
Obrigada Luiz. Abração!