aifia-pt - Re: [AI] Drupal ou Joomla

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Luiz Paulo Pedrosa <luiz.pedrosa AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Drupal ou Joomla
  • Date: Sat, 31 Oct 2009 09:17:58 -0200

Não conheço o Drupal. mas o Joomla! na versão 1.5x é bem fácil de fazer os templates. Como fa falei antes por aqui, o maior problema é que as pessoas não sabem como funciona o cms, nem tanto a parte de desenvolvimento, mas principalmente a parte de administração. Se seu site/interface/recursosdosite não estiverem de acordo com a estrutura de administração do CMS então fica bem confuso de trabalhar.
Minha dica é, entenda como o Joomla! gerencia o conteúdo, quais são os recursos nativos dele e como funciona cada um deles. (componentes, modulos, plugins, artigos, seções, categorias...) depois parta para o desenvolvimento de template/novas funcionalidades.

dois livros que li e são muito bons.
http://www.joomla.com.br/analises/273-aprendendo-joomla.html (a tradução na primeira edição é triste, mas da pra entender tudo e ajuda muuuuito os iniciantes. existe um capítulo inteiro de contrução de templates.. muito bom, passo a passo, desde o zero!)

Se vai precisar de desenvolver componentes, modulos e outras coisinhas mais então o livro é esse http://www.novatec.com.br/livros/joomlaavancado/ tem uma parte sobre templates tb.

Sobre o Drupal, o que me falaram dele em palestras(http://www.fabricalivre.com.br/  http://www.michelazzo.com.br/) e outros é que é muito robusto, muitas funcionalidades nativas como um excelente ACL(Access Control List), que não tem no joomla por exemplo (ta saindo na versão 1.6 o que vai matar o drupal rsrsrs). Mas para determinados (muitos deles) projetos é como matar moscas com um 38... muito robusto e consequentemente muito complexo para administrar, (isso foi o que me falaram!!).

Nesse site abaixo tem muitos links de sites em Joomla! é bom para ver o que o pessoal anda fazendo com essa ferramenta.
http://www.ronildo.com.br/blog/joomla/

Atenciosamente,

Luiz Paulo
55 61 - 8412 6313
Design é uma atividade técnica e criativa relacionada não
apenas com o produto de imagens, mas com a análise, organização
e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação.