aifia-pt - Re: [AI] Metáfora de uma Livraria

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Luciano Rodrigues" <luciano.rodrigues AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Metáfora de uma Livraria
  • Date: Thu, 10 Jul 2008 11:55:14 -0300

Eu estou ensaiando esta resposta desde a hora que entrei no site, mas só agora deu tempo de responder e o Alê falou antes de mim, hehehe.

Mas eu concordo plenamente: esse tipo de metáfora foi uma das coisas mais usadas no começo da web, quando as pessoas não entendiam o conceito de Busca, Navegação, entre outros da IHC. Mas hoje, em plena discussão da web 2.0, será que ainda precisamos de metáforas do mundo real?? Particularmente eu prefiro muito mais a Busca + Carrinho de Compras.

Além disso, acessei o site de casa com meu Virtua 200 (não dêem risada!) e o carregamento foi extremamente lento. Eu simplesmente desisti de esperar. Uma busca na Amazon real seria mil vezes mais rápida! Sem contar que numa livraria de verdade tem aquilo que o Bernardo falou: você entra e tem uma visão geral das áreas, e principalmente das prateleiras. Os livros não ficam todos com a capa para cima, alguns ficam de lado para caber mais, e estou acostumado a olhar nestes também, para procurar algum título que esteja procurando. Eu estou acostumado a pegar um livro na mão quando o título me interessa, não a dar um clique em cima dele.

Enfim, não vi nada de interessante neste site e acho que foi um grande esforço desnecessário.

Abs!

Luciano.