aifia-pt - Re: [AI] Metáfora de uma Livraria

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "MAQ" <maq AT bengalalegal.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Metáfora de uma Livraria
  • Date: Wed, 9 Jul 2008 14:53:31 -0300

Oi Helder Robalo, boa tarde.

Há quanto tempo, espero que esteja bem em Minas.

Vou colocar abaixo o que o Jaws lê e, portanto, o que eu vejo. Notar que eu disse Jaws, depois posso ir com um leitor de telas somente texto, que não carrega _javascript_ e colocar aqui também.

Os Best Sellers em vermelho, realmente, não me dizem nada e ferem um item primário de acessibilidade que é o de não basear a informação na diferenciação de cores. Pessoas cegas e daltônicas podem não ficar bem com isso. Sem nenhuma intenção de fazer acessibilidade, pois faltaria muito para isso, o site do Submarino resolveria melhor o meu caso e de inúmeras outras pessoas.

O que acho que pode dar a maior confusão no "mundo web", é que o Brasil acaba de colocar a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, votada no Congresso com quórum qualificado, como emenda constitucional. Sendo assim, os artigos 9, 21 e 30 dessa nova emenda constitucional expande para sites de todos os níveis, não só os governamentais, a obrigatoriedade da acessibilidade no país. Outros países assinaram essa Convenção da Onu, entre os grandes Espanha, França etc... dos 192 países membros da ONU o Brasil foi o vigézimo terceiro a ratificar a convenção internacional como emenda constitucional do país. Quando a Convenção estava sendo feita, somente Estados Unidos, Nicarágua e China eram contra, mas não convenceram os restantes. Como vai ficar isso no mundo, não sei, mas que já temos uma lei para reclamar a partir de um ano do dia de hoje, temos! Após a promulgação da lei parece que tem um ano para ela ser aplicada. Posso apurar melhor isso, se for o caso de alguém querer saber.

Desculpem-me o off topic, mas isso é por demais importante para 24 milhões de pessoas com deficiência no Brasil!

Abaixo o que o Jaws lê para deixar alguns malucos como eu mais inteiramente malucos. Lembrem-se que eu não leio com a rapidez do olhar, mas linha por linha, frase por frase, de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Zoomii.com - The "Real" Online Bookstore
hello
Log (9 entries)  hide min med max | clear
8.7.9-14.12.29 INFO ImgLoader max_dns:3 simul:3
8.7.9-14.12.29 INFO setup_app({files_path:'/vf/080708-210905',host:'zoomii.com',ip:'201.17.114.175',ping:{ass_tags:{ca:'zoomiica-20',com:'zoomii-20'},hosts:['zoomii.com','t1.zoomii.com','t2.zoomii.com'],search:{ca:156651,com:173162},tiles:{ca:{bounds:{x0:2250,x1:456810,y0:2250,y1:393972},count:21909,tld:'ca',ver:'080709-080803'},com:{bounds:{x0:2250,x1:456810,y0:2250,y1:393972},count:21310,tld:'com',ver:'080709-091133'}}},ping_interval:50000,pos:{asin:null,search:null,title:null,x:null,y:null,z:null},title:'Zoomii.com
- The \"Real\" Online Bookstore',tld:'com'})
8.7.9-14.12.32 INFO ImgLoader max_dns:3 simul:3
8.7.9-14.12.32 INFO reset user
8.7.9-14.12.32 INFO ping
8.7.9-14.12.32 INFO reset user
8.7.9-14.12.35 INFO got link/hover data, 770020 bytes in 3421ms
8.7.9-14.12.35 INFO evaled in 235 ms
8.7.9-14.12.41 INFO done: 8734 (avg 8734) (tiles.41 avg/tile.213.0)
zoomii books

A "real" bookstore with
Amazon's prices
Amazon's secure payment
Amazon's shipping

zoom with the mouse wheel
drag with the mouse
click to see a book
add to your cart or wish list
checkout on Amazon.com

Macromedia Flash Movie Start
Link
Link
Pause
Full Screen
Mute
Macromedia Flash Movie end
Same video on YouTube

Don't show this again

zoomii books
   browse 21,310  search 173,162  (reshelved 8 hours ago)

sign in | create account
blog |
forum |
help |
about |
zoomii Canada
©2007-2008, Zoomii Inc.

Categories
- Fiction
- Business
- etc.
Wish List (0)
Cart (0)
$0.00
Check Out
on Amazon.com
Abraços acessíveis do MAQ.

***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***