Skip to Content.
Sympa Menu

aifia-pt - Re: [AI] O lugar do Arquiteto

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

List archive

Chronological Thread  
  • From: "Luiz Agner" <luizagner AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] O lugar do Arquiteto
  • Date: Tue, 20 May 2008 00:26:46 -0300

Oi, galera.

Vamos lembrar tb que, além de ser uma área de atuação profissional específica com inserção no mercado de trabalho e agências de publicidade, a AI também pode ser considerada um campo de conhecimentos interdisciplinares que envolve a sensibilidade para a Ciência da Informação, o Design, o Jornalismo, a Ergonomia, a IHC, a Administração etc.

Nesse caso, acho importantíssimo que, do lado dos clientes, dos contratantes, haja sempre profissionais que sejam capazes de enxergar as demandas e de orientar ou validar os projetos, com os olhos atentos de um AI.

Seja qual for a autodenominação ou a autoclassificação funcional do profissional que está atuando dentro de uma organização solicitante, tudo sairá bem mais afinado com os objetivos finais do usuário se este conhecer um pouco mais sobre as noções básicas e os conceitos essenciais da Arquitetura de Informação.

No IBGE, onde eu trabalho, tenho visto na prática a importância de que houvesse mais conhecimentos sobre AI e Usabilidade, disseminados internamente, entre os diferentes departamentos e profissionais, independentemente dos rótulos e autodenominações.

Em suma, e se me permitem a heresia e a ousadia da conclusão:
-- a Arquitetura de Informação é algo importante demais para ficar nas mãos dos arquitetos de informação.

[  ]s
LA

--
Atenciosamente,
Luiz Agner


------------------------------------------------------------------------------------
Luiz Agner, D.Sc.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / IBGE
Escola Nacional de Ciências Estatísticas / ENCE
Gerência de Educação a Distância / CTA-EaD

UniverCidade / Escola de Desenho Industrial
Instituto de Artes Visuais / IAV
http://www.univercidade.br/iav/index.html

MSN: <agner_ead AT yahoo.com.br>
Gmail: <luizagner AT gmail.com>
Blog: http://www.agner.com.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2328427339458925

Conheça o livro:
"Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário"
Ed. Quartet, 2006 - ISBN: 858569680X
Disponível nos sites das livrarias: Saraiva, Submarino, 2AB e Cultura
http://www.univercidade.br/iav/professores_agner.htm
------------------------------------------------------------------------------------




2008/5/14 ale nahra <alenahra AT gmail.com>:
Lembro que AI deve existir também para outros contextos que não apenas sites abertos - por exemplo, intranets e portais corporativos. Nesses casos, muitas vezes agências web nem são envolvidas -  vejam abaixo a opinião do consultor Ricardo Saldanha:

"O universo das intranets, extranets, portais corporativos (e quantas outras denominações você possa encontrar…) é o mundo "não-B2C". O uso do ambiente digital está voltado para melhoria dos processos de negócio, para aumento da produtividade. O cliente não é um consumidor, mas sim o "trabalhador do conhecimento", como bem definiu Peter Drucker. E as disciplinas primordiais envolvidas são a Ciência da Informação e a Gestão do Conhecimento - e não webmarketing. Isso muda tudo. É a razão pela qual agências web entendam pouco do mundo corporativo. Logo, em geral, não reúnem competência para desenvolver projetos voltados para intranet ou portal corporativo (embora a maioria delas coloque em suas ofertas a possibilidade de criar desde sites até intranets, na linha do "é tudo a mesma coisa")."

http://ricardosaldanha.wordpress.com/

Mesmo assim, o trabalho do arquiteto de informação é fundamental. E por isso, tem trabalho para AIs fora de agências (em consultorias etc) e, como falamos na palestra do EBAI ano passado, cada vez mais vai ter trabalho para AIs dentro do cliente, que precisa manter e fazer crescer de forma orgânica seus ambientes digitais - internet, intranet, extranet etc.







Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page