aifia-pt - [AI] RES: O lugar do Arquiteto

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Fabio Palamedi" <fabio.palamedi AT gmail.com>
  • To: 'Arquitetura da Informação (em Português)' <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: O lugar do Arquiteto
  • Date: Wed, 14 May 2008 13:01:45 -0300

Ola Luciano , Ale, lista =)

O que eu acho a respeito.

Vejo, as coisas sobre duas óticas bem distintas. Para mim, existe dois tipos particulares de AI.

Um Ai, que está habituado a trabalhar mais superficialmente (tecnologicamente falando) , mas com foco em comunicação/relacionamento/experiências mais ricas,  mais profundas.

E outro, que esta habituado a trabalhar com soluções bem mais complexas e que exigem, conhecimento de tecnologia para serem desenhadas. ( em alguns casos, modelagem de base de dados para trabalhar com BI, é essencial…)

Resumindo: para mim, tem o AI de software-house, e o AI de comunicação e relacionamento. A pesar de AI ser AI, não interessa onde ela seja aplicada, o que muda, é a experiência que esses profissionais carregam. Eu, por exemplo, tenho muito mais facilidade em trabalhar com portais corporativos, intra e extranet complexas, do que com um hotsite experimental. As vezes, o profissional é inserido no ambiente de TI, e não tem como escapar. (explica para um camarada que vai fazer uma auditoria de CMMI, que não da para fazer wireframe dentro do ambiente de uml super-hiper-ultra integrado com EA e etc etc etc…) Alias, algumas empresas que já trabalhei, wireframe era opcional. O negócio era mesmo Usecase, somente com os fluxos e requisitos das funcionalidades.

Não que um  o Ai de software-house não saiba lidar com as atividades do Ai de agencia ou vice-versa. Nada disso. Mas, a ótica esta nas soluções sem que eles estão inseridos. Uma empresa que se propõe a desenvolver um portal corporativo, com todos os seus módulos possíveis e imagináveis (km, Rh, cms, ged, etc), deve possuir uma documentação mais “parruda”, mais coerente, mais detalhada, e isso demanda mais tempo de estudo e analise. Agencia, nem sempre o AI tem tempo sequer para fazer benchmark. E é exatamente disso que falo, quando  acredito existir dois tipos de Ai´s bem distintos. O ambiente em que eles são moldados e aperfeiçoados.

A pesar de (por exemplo) card sorting   ser o mesmo em ambos os ambientes, os métodos mudam, as métricas e PRIORIDADES dos trabalhos, também. São “experiências” bem distintas. Onde quero chegar? Simples. Eu acho que a coisa, não vai mudar, alem do que já esta, com exceção de algumas particularidades interessantes que tenho notado.

1-    Arquitetos de agências, tendem a se alinhar muito mais mas etapas iniciais dos projetos. (business mesmo)

a.     Algumas agencias, já perceberam que, colocar o AI no começo do projeto, da um “senhor” ganho de visão no projeto. Não da..gente de negócios tem visão de negócios, e o AI, tem que ter uma visão centrada mais no usuário, do que no negócio (salva algumas exceções, claro, isso não e uma regra xD) porque, afinal de contas, é o usuário que vai usar de alguma forma o site/hotsite /] hot-mobile-site, (foco no foco do foco do cliente xD)  wherever… Mas, esse “alinhamento” com  o pessoal de planejamento, me leva a acreditar que num futuro próximo, o Ai, também possua uma visão estratégica de mercado. Coisa que já é realidade em software-houses.

2-    Arquitetos de software-houses, tendem a se aprofundar mais ainda no mundo da TI.

a.     Essas empresas que desenvolvem software ( pelo menos as grandes e as de visão) web-based, já reconhecem que, se elas almejam estar na web, elas tem que “dançar conforme a musica toca”. E na web, é outra musica, beeeeem diferente da musica cafona que toca no mundo dos desktop applications. Se o site delas, não for eficiente, não for “usável”, não vai rolar, não importa o beneficio que o web-based delas se proponha a fazer.

3-    La na frente, em um futuro não tão distante assim…..acredito que esses dois tipos virem um tipo único, justamente, pela necessidade constante de inovação. Ja imaginaram um portal corporativo permitindo uma interação com a informação de forma diferente da habitual, de forma divertida, agradável, mais simples, mais intuitiva? Imagine só, que o seu portal corporativo virou um grande game, e tudo o que vc precisa fazer, é se divertir??? O que me impede de desenvolver meu trabalho, com se eu estivesse na frente da TV, jogando um PS3 ?

Uma coisa que eu sempre me lembro da apresentação do Guilhermo, é a questão da ‘legitimidade” da profissão. Daqui a pouco, será uma profissão “legitima”…RS…e as empresas passarão a dar mais importância. Mas até La, não creio que as coisas mudem ou sejam muito diferentes do que agora. Se pararmos para pensar, “Ai”, não é uma coisa nova….na verdade, é um “nome novo”, com “ferramentas bacaninhas” e métodos moderninhos”. Mas, quem já atua no mercado a muito tempo, já fazia tudo isso, de uma forma ou de outra =)

E, vou mais alem…..será que o “lugar do AI” é somente na web? Ja vi muitos lugares que precisavam da ‘informação certa’ no lugar certo.  Será que, um arquiteto de informação, no Hopi Hari faria difrença?

Imagina só, vc na frente do brinquedo, obtendo informação relacionada: “Quem brincou nesse brinquedo, também brincou nos brinquedos X , Y e Z”. Veja os depoimentos:.  (para ver o mapa para os brinquedos, clique sobre os mesmos).

Não é nem para se pensar..e sim, viajar…rs…

Onde eu vejo o AI ?? rsrs

[],s

Fabio Palamedi

Internal Virus Database is out-of-date.