aifia-pt - Re: [AI] IA Summit 2008 - opinioes

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Licia De Paula <licia AT usp.br>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] IA Summit 2008 - opinioes
  • Date: Thu, 17 Apr 2008 17:23:00 -0300

Olá todos

Mais uma vez o summit provou ser um evento fora do comum. Não é sempre que se encontra profissionais dispostos a trocar idéias a qualquer hora, independente de ser um expert ou um iniciante na área. Todos entram num clima de colaboração e simpatia que eu só vi mesmo nos IA summits!

Acho que o que ajuda a despertar o entusiasmo das pessoas e criar esse clima amistoso, profissional e colaborativo são as atividades paralelas às palestras que provocam a interação dos participantes, como as trocas dos cartões de UX metodos (quem foi ao 1. EBAI sabe como é), a recepção e ambiente convidativo na apresentação dos posters, o mentor booth, o Wall of deliverables que foi um sucesso - thanks to Livia - onde as pessoas penduravam num painel amostras de como a comunicação de um design, por exemplo, é passada para o resto da equipe.

Havia também uma sala para empregos para AIs, uma sala para continuar as discussões depois das palestras e, outra idéia que considero genial, os Topical lunch tables, onde na hora do almoço você pode se inscrever para sentar na mesa com pessoas que querem discutir sobre um tópico específico. Ah, também o crowdvine, uma rede social onde os participantes do summit também podem se comunicar de várias formas (mesmo após o summit).

Não sei se já foi falado aqui, mas o pessoal da BoxesandArrows http://boxesandarrows.com/ está montando um podcasting com todas as apresentações que deverá estar pronta em até duas semanas. (audio e apresentação dos slides)

Também já estão disponíveis várias apresentações no slideshare e há links no destaque da home para o IA summit 08 http://www.slideshare.net/

Como já disse a Alessandra e a Iris, vale a pena ir planejando para o próximo summit que será em Memphis, TN dias 18 a 22 de fevereiro.

[]s

Lícia

Citando ale nahra <alenahra AT gmail.com>:

Concordo com a Iris. O evento todo foi muito enriquecedor, até pelas
questões que não foram respondidas, pelas "cutucadas" (o Jared Spool dizendo
que é preciso repensar o user-centered design, a Cristina Woodtke dizendo
que no ano que vem quer ver algo mais do que "precisamos ouvir o usuário",
coisa que segundo ela todo mundo já está cansado de saber).

Além das palestras e workshops, destaco principalmente as conversas fora das
salas de conferência. Fiquei impressionada como os colegas estrangeiros são
simpáticos e sempre disponíveis para trocar idéias. Tive conversas que
valeram por aulas! E encontrar tantos brasileiros também foi muito legal.
Aqui no Brasil não temos oportunidades de juntar um monte de AIs para falar
de AI...

A discussão "somos designers de interação ou arquitetos de informação"
também me chamou a atenção. Eu pensava que era apenas aqui no Brasil que os
profissionais faziam de tudo, achava que nos EUA os profissionais eram mais
especializados - quem faz AI não faz DI e vice-versa. Mas vi que nos EUA
também é assim e esta questão foi muito presente no Summit.

Enfim, valeu cada centavo investido!