aifia-pt - Re: [AI] AI e SOA

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Frederick van Amstel" <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: "Daniel Ribeiro" <danielmeloribeiro AT gmail.com>
  • Cc: "Arquitetura da Informação \(em Português\)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI e SOA
  • Date: Thu, 6 Mar 2008 12:20:29 -0300

> Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a relação do trabalho de
> Arquitetura de Informação com essa metodologia

É possível trabalhar o conceito de modularidade e orientação a
serviços na arquitetura da informação, entretanto, o foco é nas
possibilidades de ação do usuário e não na interoperabilidade dos
sistemas.

> Tenho a impressão que o termo "arquitetura" leva a essa imediata associação
> (não que isso seja ruim, pelo contrário). Por outro lado, sinto-me mais
> confortável quando estou mais próximo do "design" do que da "engenharia".

É por isso que prefiro usar "design de interação" ao invés de
"arquitetura da informação". Este último é uma incongruência: o que
menos tem na base teórica da Arquitetura da Informação é ...
Arquitetura! Por isso não "acendem luzinhas" como disse o Abel Reis no
último Ebai.

Arquitetura da Informação foi um termo apropriado para uma situação
específica (mercado de internet, final dos anos 90, EUA), sem uma
preocupação muito grande com sua, para usar um termo do SOA,
interoperabilidade com outros termos, conceitos e, principalmente,
áreas do conhecimento.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR