aifia-pt - Re: [AI] Wireframe participativo

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Laura Lessa" <lauralessa AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: Re: [AI] Wireframe participativo
  • Date: Wed, 20 Feb 2008 20:33:26 +0000

Oi, Fred.

Achei a idéia da ferramenta bem legal e acho que pode ser facilmente adaptada para a realização de alguns tipos de teste com usuários online. E eu não me preocuparia excessivamente com encontrar os perfis de uso exatos e representá-los proporcionalmente nos testes, pois acredito na máxima que diz "qualquer teste é melhor do que nenhum teste". Melhor usar a criatividade do que ficar preso ao preciosismo e acabar não testando nada, mas isso é assunto para outra discussão... ;-)

Tenho só algumas críticas construtivas que, acredito, podem ser levadas em conta para facilitar o uso da ferramenta:

- Não sei quem são os usuários que vão colaborar na sua pesquisa, mas eu me esforçaria ao máximo para que as instruções fossem bastante auto-explicativas. Como é uma ferramenta online, imagino que você não vai estar presente toda vez que ela for usada para explicar o que as pessoas devem fazer.  Eu evitaria usar jargões e usaria termos bem presentes no dia-a-dia das pessoas. Parece óbvio, mas acho bem difícil nos "libertarmos" dos nossos jargões. E pode ser que você precise fazer um poquinho de user research para fazer user research, mas acho que vale a pena!

- De novo, não sei qual o domínio que os seus usuários têm sobre o conteúdo do site/conteúdo proposto. Mas acho que vale a pena botar uma pequena explicaçãozinha em cada módulo de conteúdo, tipo essas que usamos  em card sorting.

Espero ter ajudado. Boa sorte com os testes e mantenha a gente informado.

Abraços,
Laura

Message: 3