aifia-pt - Re: [AI] RES: RES: definições de AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Daniel Ribeiro" <danielmeloribeiro AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: RES: definições de AI
  • Date: Tue, 30 Oct 2007 21:13:55 -0300

Olá Cassiano (e todo o pessoal da lista), tenho alguns comentários
sobre o uso que você faz do termo mídia. Na verdade tenho mais dúvidas
do que respostas, mas vou tentar colocar meu ponto de vista.

Achei sua análise no evento muito interessante, principalmente a sua
coragem em criticar o urso polar.

Entendi que você utiliza "mídia" no sentido aproximado de "meio de
comunicação de massa". Ou seja, mídia, nesse caso, se aplicaria ao
formato de registro e publicação de informações, tal como, por exemplo
a revista, a TV, o rádio, o jornal, etc. Nesse recorte que você
propõe, acredito que a função do editor como figura articuladora da
"arquitetura da informação" faz todo o sentido. Se pensarmos,
portanto, alguns usos da internet como produto editorial, englobando
inclusive o caráter mercadológico citado, o modelo de funcionamento
dos tradicionais meios de comunicação de massa torna-se aplicável.

Porém, desde a sua palestra, fiquei incomodado com isso, pois entendo
"mídia" de outra forma. Algumas definições que considero
interessantes:

"Mídias são meios, e meios, como o próprio nome diz, são simplesmente
meios, isto é, suportes materiais, canais físicos, nos quais as
linguagens se corporificam e através dos quais transitam. Por isso
mesmo, o veículo, meio ou mídia de comunicação é o componente mais
superficial, no sentido de ser aquele que primeiro aparece no processo
comunicativo. (...) Veículos são meros canais, tecnologias que
estariam esvaziadas de sentido não fossem as mensagens que nelas se
configuram. (...) Embora sejam responsáveis pela multiplicação dos
códigos e linguagens, meios continuam sendo meios. Deixar de ver isso
e, ainda por cima, considerar que as mediações sociais vêm das mídias
em si é incorrer em uma ingenuidade e equívoco epistemológicos
básicos, pois a mediação primeira não vem das mídias, mas dos signos,
linguagem e pensamento, que elas veiculam. (...) Quaisquer mídias são
inseparáveis das formas de socialização e cultura que são capazes de
criar, de modo que o advento de cada novo meio de comunicação traz
consigo um ciclo cultural que lhe é próprio e que fica impregnado de
todas as contradições que caracterizam o modo de produção econômica em
que um tal ciclo cultural toma corpo."

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das
mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2ª. Ed. 2003. P. 117

O que eu quero dizer com isso: reconheço a importância e o papel da
tecnologia (mídia) nos processos comunicacionais. Por outro lado,
prefiro estudar e compreender a função do Arquiteto de Informação além
do contexto editorial.

Quem é o editor do Delicious? Do Flickr? Da Wikipedia? Eu não acho que
a internet se restringe às aplicações editoriais. Sei que elas existem
e ainda predominam. Mas, por outro lado, ao pensar dessa forma, não
exploramos todas as possibilidades oferecidas pela interatividade,
colaboração, personalização e socialização da informação que a
internet nos proporciona, qualidades únicas e particulares na história
das mídias. Um exemplo: replicar o formato editorial de um jornal em
um site é "fácil", afinal, trata-se de algo muito mais parecido com um
jornal, só que num suporte diferente. Em outras palavras: pensar a
internet de maneira editorial funciona quando a encaramos como as
outras mídias anteriores.

Interesso-me pela Arquitetura da informação como o campo de estudo que
investiga as formas de organização e estruturação da informação no
ciberespaço. Assim, tenho concordado cada vez mais com a idéia que
você colocou ao criticar o diagrama do Garrett que "internet não é
prédio". A informação, como o Abel citou, é líquida. Escorre, vaza,
entope, inunda. Acho que aí nós entramos, talvez não mais como
Arquitetos da informação, e sim como "Encanadores da informação" :o)

Daniel Melo Ribeiro