aifia-pt - [AI] RES: RES: definições de AI

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informao (em Portugus)

  • From: "Charlley dos Santos Luz" <charlley_luz AT conectt.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: RES: definições de AI
  • Date: Thu, 25 Oct 2007 12:06:56 -0200

Cassiano

Entrando de gaiato na história,nmas é que realmente como formado em CI e fazendo duas pós no assunto tenho de dirimir algumas névoas quanto a ciência da informação:

AI definitivamente não é evolução do Desenho Industrial.

... "definitivamente" é muito forte, não? Não me parece que a ciência da informação tenha referência histórica de lidar com os aparatos de acesso à informação. Já o DI, tem. É mais fácil um DI agregar o conhecimento do CI do que o CI agregar o conhecimento do DI. Daí (como é fácil brincar com essas palavras...), a minha proposta de definição, um pedido da Carol, no final da festa.

CLà A Ciencia da Informacao surgiu em finais do século XIX:

Pode-se afirmar que os relatos da origem da Ciência da Informação constituem-se uma perspectiva ou versão da história desta ciência.  Pelo menos três principais perspectivas estão em disputa para contar a origem da Ciência da Informação, cada uma delas podendo ser representada por um teórico: P. Otlet (1868-1944),

V. Bush (1890-1974) e J. Shera (1903-1982).

OU Seja gente: A Ciencia da Informacao é sim preocupada com organização da informação há muito tempo, antes da gente ter nascido. Ou seja, para falarmos de organização da informação, com certeza falamos da ciência da informação. É só Jogar no Google alguns nomes tradicionais da ciência e você vai entender: Otlet, Ranganathan, entre outros. O Otlet por exemplo tinha a ambição de organizar todo o conhecimento humano (que gerou as linguagens de indexação)

É parte da epistemologia (escopo) da CI a organização da informação. Palavras como indexação, taxonomia, linguagens descritivas, vocabulário controlado, descrição vem da CI.

A Ciência da Informação, enquanto área de conhecimento, encontra a seu objeto de estudo nos processos relativos a produção, organização, transmissão e uso da informação, utilizando-se de aportes interdisciplinares oriundos, dentre outras, de áreas como a Ciência da Computação, a Lingüística, a Comunicação, a Ciência Cognitiva, a Psicologia, a Matemática, a Lógica, a Administração, a Educação, a Sociologia, a História e a Diplomática, seja para melhor explicar tais processos, seja para aquilatar o seu impacto nos fazeres das distintas ambiências informacionais.

OU SEJA, definidamente não é forte. Como AI desde criancinha, só me aproximei da CI por causa da transdisciplinaridade existente entre elas.

A novidade histórica é que a informação cotidiana hoje e adiante só existirá mediada por objetos "chipados" e "ipzados". Todas as soluções de rotulagem e classificação existem em função do que a tecnologia (soft + hard) nos oferece. Mude isso e a solução mudará. Não o contrário, embora o DI, claro, trabalhe idealmente em função da cognização humana. Mas isso ainda é meio utópico, como vimos no caso do controle remoto: a principal ligação com a tevê não recebe qualquer consideração da indústria...

CL àSó os tolos veneram suas ferramentas. A gente pode ver hoje que a organização, uso e disseminação passa pelas ferramentas. Porém, sem um trabalho humano por trás não adianta nada. As ferramentas não pensam ontologicamente como nós. A rotulagem e classificação usa como base as linguagens documentarias como vocabulários controlados por exemplo. É assim que grandes isntituições como a USP organizam suas informações digitais. Isso não é nenhuma novidade em ambiente digital. Muito comum em portais corporativos por exemplo.

bem, quem assistiu à minha palestra ou leu meu artigo pelo menos entende porque discordo desse enfoque. Usando aquela analogia-resumo drástica, a AI oriunda da CI tenta "jogar" futebol de campo com cabeça de boleiro de salão. As bibliotecas são seculares, mas as mídias tb são. E ambas possuem metodologias quase excludentes de gerenciamento da informação. Qual o jogo jogado? Não sei quanto aos outros, mas penso o jogo mídia, não bibliotecas.

... Não adianta perdermos tempo com regulação vertical. Quem vai definir
realmente o que é Arquitetura da Informaçao é a própria sociedade.

CL à Para fechar, acho que a AI originada da CI é a que utilizamos, mesmo que não saibamos. Afinal, quando você agrupa informações sob um rótulo isso chama-se na CI de CATEGORIZAÇÃO. Quando definimos os grandes grupamentos informacionais, que dão origem aos links, na CI isso é TAXONOMIA. Quando definimos os labels, com foco ou não no usuário, isso chama-se LINGUAGEM DOCUMENTÁRIA na CI. Será que existe isso no DI?

Enfim, a AI como uma disciplina pode beber em várias fontes. O que devemos ver é que tudo tem um passado. Talvez a AI não tenha um pai único, o que acho bom, já que conheço Ais que são jornalistas, publicitários, arquivistas, bibliotecários, licenciados em letras, designers entre outros.

[]s

Charlley