aifia-pt - Re: [AI] Varig - nova identidade visual e novo site

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: lista AT pixall.com.br
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc: "Arquitetura da Informação \(em Português\)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>, listas AT boechat.com
  • Subject: Re: [AI] Varig - nova identidade visual e novo site
  • Date: Wed, 24 Oct 2007 23:44:31 -0200

Por isso eu disse logo no comecinho que os apontamentos eram em cima
de
estudos, testes e experiências anteriores, a realidade só quem sabe
quem tá envolvido nisso tudo.

E generalizações funcionam bem, se alguém com X sites nas costas
falar
que geralmente fazer tal coisa não funciona, eu com certeza vou dar
mais atenção aquilo porque as probabilidades de não funcionar são
altas.

Cada caso é um caso e cada empresa sabe onde o calo aperta.

Semana passada por exemplo fui contratado pra fazer a parte de AI e
Usabilidade de uma rede de sites de conteúdo adulto, o problema é
que
cai de para-quedas no projeto, o que eu ia fazer? Exigir que a empresa
mudasse a metodogolia de trabalho? Bater no designer que fez o layout
da página inicial no puro "feeling"? Não, tive que me adaptar e o
resultado final não vai ficar excelente mesmo, os sócios que
contrataram essa empresa já sabem, a empresa já sabe porque dexei
bem
claro, e é isso ai. Meu trabalho vai ser alvo de críticas também de
quem já me conhece, e vou ouvir da mesma forma e explicar o porquê
da
coisa ter ido pro ar daquele jeito, é a vida, fazer o que.

As críticas tem como alvo trocar conhecimentos, o site mesmo pouco
importa, se foi feito por empresa X ou Y, quanto custou, qual é a
empresa da vez...

O propósito daqui é só bater um papo sobre o novo layout mesmo,
todo
mundo vai dar os palpites, cada um de acordo com o que sabe que
funciona ou não funciona, é perfeitamente normal em uma lista de
discussão, é um bate-papo informal sem o compromisso com a
excelência
na qualidade das informações, quem quer algo diferente de um
"bate-papo" foge de listas.

Pode ver que teve gente que preferiu dar palpites sobre as próprias
pessoas participantes do bate-papo ao invés de investir o tempo
falando
do site em questão, isso ai é tão útil quanto falar que o site da
Varig
deveria ser rosa com bolinhas verde fluorescentes.

O assunto aqui é o novo site da Varig, se alguém quiser falar sobre
como as pessoas se portam na lista podem criar um tópico pra isso
também. Eu pessoalmente não me incomodo com o comportamento de
ninguém
aqui, cada um fala e faz o que quiser, se o comportamento não está
alinhado com o que eu acho correto eu simplesmente ignoro, se alguém
aqui está no meio do projeto Varig e ler o que eu escrevi e achar
besteira, simplesmente vai ignorar, se achar que é válido e puder,
vai
implantar.

É simples, tem gente que complica tanto, quer dar liçãozinha de
moral
barata achando que vai mudar o comportamento das pessoas. A lista
reflete a vida real, cada um é do jeito que é. O mercado funciona
como
a natureza, há seleção natural, os menos adaptados morrem, se
aparecer
um cara muito besta na lista e um empresário estiver precisando dos
serviços dele, é fácil, basta não contratar, quando o cara
começar a
passar fome ele muda de área ou de comportamento, sem precisar ouvir
opinião de ninguém.

--

Jonas Felipe

Analista de Usabilidade

wwww.complicado.com.br

Em 24/10/2007, "Edson Constantino" <edsonconstantino AT gmail.com>