aifia-pt - Re: [AI] Varig - nova identidade visual e novo site

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: lista AT pixall.com.br
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Cc: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Varig - nova identidade visual e novo site
  • Date: Wed, 24 Oct 2007 18:24:12 -0200

Primeiro quero deixar bem claro que ninguém aqui, a não ser a equipe
de desenvolvimento do site em questão, está capacitado a saber qual
o REAL desempenho do site da Varig.

Sempre quando se coloca um site para avaliar, as pessoas colocam o que
ACHAM do site, e cada um dá ênfase no que sabe mais, é normal,
ninguém aqui quer estar 100% certo, nós vamos fazendo comentários
baseados na nossa experiência, no que deu certo(ou não) ao longo de
nossa carreira, em estudos nossos e de outras pessoas, etc e tal.

Ninguém aqui vai fazer um teste de usabilidade com usuários(por
exemplo) só pra poder jogar na lista de discussão.

Então a discussão sobre a qualidade dos comentários ou competência
de quem comenta deve ficar fora, senão inflamos a lista com um monte
de conteúdo inútil, o negócio é ignorar comentários "bobos" e
alimentar comentários que levem a algum lugar(mesmo que estejam
errados, porque assim todo mundo aprende).

Então, agora que ficou bem claro que meu intuito aqui não é estar
100% certo e meus palpites são baseados em experiências e estudos
anteriores, farei alguns apontamentos e quem quiser levar o bate-papo
a diante, a vontade, e sempre com bom humor galera, deixa o stresse
pra fora do computador!

:)

* Logo de início está a introdução em flash, que já cansamos de
saber que não funciona, o usuário não gosta e ponto. Há
alternativas melhores para aprensentar isso dentro do próprio site
da empresa, em um local não muito grande e se a pessoa quiser mais
detalhes, ela clica para saber, os detalhes não podem ser empurrados
pela goela abaixo do usuário(sabe porque não fazem isso? eles sabem
que ninguém vai clicar para saber mais detalhes porque simplesmente
o usuário não liga pra saber esse tipo de coisa, fora aquele perfil
de usuário mais curioso)

* Após a introdução aparece um "hotsite"(estratégia bem estranha,
ao meu ver), simplesmente não da para saber qual o objetivo nele,
nem o que quer dizer aquela busca com os botões 'todas as estrelas'
e  'ok'.

* Ainda no "hotsite", quando clica-se em "seu desejo", logo abaixo tem
o checkbox para aceitar os termos de uso, ele não está alinhado com
a caixa, está mais para a esquerda e suas letras estão mais
discretas que o restante, vai ter muito usuário clicando em 'enviar'
antes de aceitar os termos de uso.

* Nos termos de uso: "..todas as mensagens passam por um FLUXO DE
VALIDAÇÃO para manter o nível da linguagem..", quantas pessoas
nesse país sequer imaginam o que é um "fluxo de validação?".

* O botão "clique para acessar o site da Varig" está meio
"camuflado" e no rodapé da página, eu pessoalmente logo encontrei,
mas sinceramente não sei quanto tempo minha mãe demoraria para
encontrar esse botão e finalmente chegar ao site que ela REALMENTE
que acessar. Da para apostar muitas fichas que o usuário quando
entrasse nesse "hotsite" procuraria algo como "passagens aéreas" e
etc, pensando já estar no verdadeiro site da Varig.

* Os caracterezinhos lindos por todos os títulos, do hotsite e
páginas já do site oficial da Varig, como todos sabemos, são lidos
por leitores de tela, até onde eu sei, deficientes visuais viajam
tanto quanto nós(com visão normal) e gostam de independência
também na mesma quantidade, logo, devem ser atendidos, a Varig tem
grana para investir nisso então não tem desculpa, o site é ruim de
acessibilidade por burrice(seja lá de quem), não tem outro motivo.

O resto dos comentários eu vou guardar para um post no meu blog
porque assim recolho opiniões também de clientes Varig e "usuários
comuns" contando sobre suas dificuldades, também dá para saber pelas
palavras de busca que levam meus leitores ao blog, os problemas que
eles estão tendo, é um negócio bem bacana, já publiquei um post
só com isso, quem quiser ler:

http://complicado.wordpress.com/2007/07/16/apelando-para-os-buscadores/

Por hoje é só, já escrevi pra caramba, né? rs...

abraços!

--
Jonas Felipe
Analista de Usabilidade