aifia-pt - Re: [AI] AI em gerenciadores de conteúdo

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Marcelo Okano" <mhokano AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] AI em gerenciadores de conteúdo
  • Date: Sun, 2 Sep 2007 19:31:13 -0300

Vimerson,

A sua opinião de que os CMS do mercado "não são usáveis" é um tanto polêmica mas eu concordo contigo. Pela conversa que observei na lista, percebi que existem muitos entusiastas destas ferramentas gratuitas (muitas), mas muitas coisas não são levadas em conta na hora de utilizá-las.  Exemplo:

1 - Estas ferramentas são realmente muito customizáveis? Semana passada um cliente me pediu para toda vez que um conteúdo fosse atualizado, ele recebesse um e-mail. É customizável a este nível de desenvolvimento?

2 - Ok, não quero usar mais o MYSQL. Meu cliente tem ORACLE. Dá pra trocar? Também não quero usar o Apache, quero o IIS.

3 - O programador vai apanhar muito pra fazer um menu legal dinâmico com mouseover e talz...? Quero fazer algo bem diferente do que normalmente o sistema entrega, imagine que possamos usá-lo tanto pra desenvolver um site institucional quanto um portal de notícias..

4 - Podemos desenvolver módulos adicionais facilmente?

5 - Em caso de bug no CMS, a quem recorro?

6 - Tem custo aceitável ou proibitivo?

7 - Dá pra desenvolver funcionalidades integradas que não sejam de publicação de conteúdo? Exemplo: Preciso desenvolver um sistema de cadastro ou enquete que seja integrado com o conteúdo publicado.

8- Dá pra publicar facilmente um conteúdo e mensagens em vários idiomas? Tipo: Se o cara preencher a data de nascimento no cadastro errado, preciso mostrar mensagens de erro em 3 ou 4 idiomas, dependo da escolha.

Dada a dificuldade imensa que tive em encontrar uma ferramenta que resolvesse todas estas questões, desenvolvi o meu próprio CMS em apenas 4 semanas e em menos de 2 meses já consegui usá-lo em 2 casos de sucesso. O tempo desenvolvimento de um portal de conteúdo e projetos institucionais caíram absurdamente e aquela coisa de você ficar com medo do cliente pedir algo a mais no projeto e vc ficar engessado no CMS de outros, simplesmente desapareceu. Não preciso de suporte de outras empresas e nem de comunidades. Além disso, o custo de licenciamente não existe também (lógico).

Resumindo, não levei muito tempo de desenvolvimento e o custo/benefício compensou totalmente. Portanto, acho bastante viável a idéia de desenvolver um CMS próprio caso você tenha dificuldades em achar um que se adeque às necessidades da sua empresa. Da mesma forma que existem diversos CMS para te atender, também existem inúmeras necessidades de negócio na qual apenas um não atende totalmente.

É isso

abs

Marcelo Okano