aifia-pt - Re: [AI] RES: Como se tornar um profissional AI e trabalhar de verdade ?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fernando Lima <fernandolimajr AT yahoo.com>
  • To: Arquitetura da "Informa��o" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] RES: Como se tornar um profissional AI e trabalhar de verdade ?
  • Date: Fri, 3 Aug 2007 10:32:35 -0700 (PDT)

Opa Vinicius,

Endosso todos os comentários do pessoal sobre este
tema. Só quero acrescentar um ponto de discussão sobre
seu comentário "...o azar q eu tenho me acompanha,
toda empresa por onde passo as palavras "Usabilidade",
"Arquitetura da Informação", "Acessibilidade" etc etc
são gregas ou o pior..."

Vejo que a posição do AI hoje em dia tem uma forte
necessidade de fundamentos políticos e vendedores.
Você tem que transformar adversidades em
oportunidades. Levantar bandeiras dentro das empresas.
Ter discursos diferentes sobre as vantagens da AI para
cada público: seus chefes, seus clientes, seus colegas
de trabalho, etc.

Claro, ser o "exército de um homem só na empresa" é
cansativo, mas lembre que você está definindo os rumos
da sua carreira. Ou seja, muitas vezes é um grande
exercício de perseverança que vale a pena.

Então não veja como um azar que as empresas que você
visitou não conheçam o assunto. Marque uma
apresentação sobre como um núcleo especializado em AI
e Usabilidade poderia melhorar o processo de
desenvolvimento de websites. Estude, venda, panflete.

Dica de livro: Information Architecture for the World
Wide Web, o famoso livro do Urso Polar.

Seja bem vindo e um grande abraço,

Fernando Lima
Arquiteto de Informação

--- Paola Sales <paolasales AT gmail.com> wrote:

> Oi Vinícius!
>
> Vou dar meu pitaco também... hehehe.
>
> Eu acho que o mais importante você já tem, que é
> força de vontade. Aqui no
> Brasil não temos tantos recursos para aprender
> muito, ainda lemos muita
> coisa em inglês. Mas isso tem mudado nos últimos
> tempos e sorte nossa poder
> participar disso tudo!
>
> Concordo com a Laís quando ela fala da graduação.
> Mesmo que a gente não
> aprenda muita coisa nos bancos da faculdade, é
> importante até mesmo para que
> você possa depois fazer algum curso de pós mais
> [...]
=== message truncated ===> . . . . . . . . . . . . . .

for the edge of your seat?
Check out tonight's top picks on Yahoo! TV.
http://tv.yahoo.com/