aifia-pt - [AI] Como se tornar um profissional AI e trabalhar de verdade ?

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Vinícius Vidal" <vbvdesign AT gmail.com>
  • To: aifia-pt AT lists.ibiblio.org
  • Subject: [AI] Como se tornar um profissional AI e trabalhar de verdade ?
  • Date: Fri, 3 Aug 2007 11:37:53 -0300

Ave lista, bom dia.

Pessoal, conheçi a lista a algumas semanas atrás através de buscas, de um artigo do Guilhermo e de mta leitura em Blogs e outras comunidades é a minha primeira participação desde então, pois antes me limitava a ler.

Seguinte, eu gostaria de receber algumas indicações do pessoal daqui da lista de como me tornar um profissional AI e trabalhar de verdade na área (júnior msm, aprendendo mto), pois eu trabalho como WebDesigner a 7 anos e desde então meu foco de interesse foi mudando, no começo como a gde maioria eu queria aprender as pirotecnias do flash, mta imagem e montagens no Photoshop, etc, etc, depois aprendi a valorizar o html, css e o escambau junto aos padrões,  e ttei tbém aprender mais programação Action Script, JS, ASP, PHP, cms da vida e derivados, enfim, foquei tudo e nada ao mesmo tempo pq no mercado de trabalho a gte meio q fica dançando conforme a música, eu não posso ficar sem trampo pq vivo dessa coisa, só q eu cansei disso á uns 3 anos e procuro focar meu desenvolvimento profissional desde então.

Como profissional eu não sou graduado (por limitações financeiras msm), porém desde o começo meu conhecimento foi auto-didata, sempre li bastante, pesquisei, etc, etc e assim foi, há alguns anos eu li o livro do Felipe Memória qdo foi lançado, eu me apaixonei mais ainda pela web, só q a web na perspectiva dele e não das empresas por onde passei, mas msm assim comecei a ler mais ainda, pesquisar mto, atualmente eu assino o rss de algumas dezenas de Blogs (mtos daqui eu tenho no meu Bloglines), comprei o Kit de AI do Guilhermo (é mto bom), li Nielsen e outros gurus, porém eu tenho uma frustação q é a seguinte, eu não agüento mais ser WebDesigner, abrir o flash e fazer botões, AS e o escambau, ficar só montando html's e css (qdo veio a onde WebStandards eu me vislumbrei e aprendi, adorei, só q cansei).

Ou seja, eu não agüento mais trabalhar na produção dos projetos, qdo faço algum freela ou alguma coisa pra mim eu nem me importo, mas ganhar a vida com isso pra mim é sacal pq sempre gira em torno de ferramentas, linguagens e nenhum conceito e não qro construir minha carreira em cima disto, até pq eu gosto de fundamentar os trabalhos, não gosto do achismo e da burrice q impera no mercado. Enfim, mas eu não sei pq cargas d'água o azar q eu tenho me acompanha, toda empresa por onde passo as palavras "Usabilidade", "Arquitetura da Informação", "Acessibilidade" etc etc são gregas ou o pior, é um pequeno trabalho do pessoal do comercial acredita?

Bom, enfim, já falei demais, rsrsrs. Eu gostaria de pedir uma ajuda ao pessoal da lista sobre o q eu poderia fazer pra direcionar mais o meu perfil de profissional para ser um Arquiteto de Informação e realmente poder trabalhar com isso, até msm pra ttar algo desse tipo aqui na empresa onde estou.

E tbém dicas de formação, curso, livros, blogs, etc, etc eu estou aberto (no bom sentido por favor) a sugestões de todos os tipos, até onde o meu bolso der é lógico, rs.

Abraços. Bom dia pra todos.
--
// vinícius vidal
// http://viniciusvidal.com