aifia-pt - Re: [AI] correlacionados youtube

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Jean Boechat" <listas.boechat AT gmail.com>
  • To: "Arquitetura da Informação (em Português)" <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] correlacionados youtube
  • Date: Thu, 5 Jul 2007 12:39:48 -0300

gil,

eu iria até um pouco além, dentro de alguns contextos específicos.

talvez isso até possa assustar um pouco as pessoas aqui. mas, eu tenho
enxergado num contexto particular que eu vivo (agencias que trabalham
comunicacao / relacionamento com uma forte presença do meio digital e
da interatividade) que o papel do arquiteto de informação e a sua
inteligência pode levá-lo a seguir caminhos que extrapola as coisas.

a própria ju constantino - e gente da equipe dela na click - taí e
não me deixa mentir, nos trabalhos que já realizamos juntos. não sei
se isso talvez não seja uma deficiência nos modelos das empresas..
talvez a falta de uma pessoa de planejamento estratégico digital...
não sei. são questões que podem render ótimos papos e muitas
perguntas. são coisas que vão além do trabalho técnico de dia-a-dia
dessas pessoas.

é pensar em mecânicas, estratégias. talvez porque o povo de AI seja
mais inteligente e mais organizado. eu poderia discorrer muito sobre
esse assunto.

isso é um ponto apenas.

como você disse... essa migração citada pelo cara também vem acontecendo.
e mesmo a questão da formação do profissional de AI... geralmente se
pede alguém que saiba biblioteconomia, jornalismo, design, artes
plásticas, outros com conhecimento de processamento de dados e outras
tecnices diversas.

e aí? o buraco ta ficando mais embaixo? alguém tem noção do seu
verdadeiro job description hoje?

eu to tentando levantar a bola... o trampo do arquiteto é só pilotar o
vizio? o trampo do arquiteto não é só fazer wireframe... tipo, não é
só apertar essa porca para produzir a maquina...

as coisas estão ficando mais complexas. os sistemas mais complexos.
uma coisa é ter um técnico para implementar isso que a Amazon faz, por
exemplo... e pensar nisso estratégicamente, é papel de quem? organizar
a informação não é só colocar ela em caixinha. antes as coisas eram
estanques. hoje elas são dinâmicas demais.

viajei demais?

=^D

Jean (um cara cheio de coisa pra fazer e que ainda se mete em
discussão onde não é chamado).