aifia-pt - [AI] RES: correlacionados youtube

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: "Charlley dos Santos Luz" <charlley_luz AT conectt.com.br>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: [AI] RES: correlacionados youtube
  • Date: Wed, 4 Jul 2007 18:12:23 -0300

Olá Pessoal

Entrei há pouco na lista e nem me apresentei: sou Charlley, Arquiteto de Informação, Arquivólogo e Publicitário. Por essa formação em ciência da informação, vou sempre participar das discussões que envolvam estes temas correlatos e que acabam em AI e que são a minha paixão.

Estou gostando da lista e ela é bem ativa, com discussões ricas e poucos OTs.

Bem, sobre a questão do relacionamento de perfis colocadas pelo Jean, a resposta é apenas uma palavra: metadados. Os metadados servem, entre outras coisas, para gerar esse tipo de relacionamento de informações. As tags são o front-end desse relacionamento. Por trás disso, existe uma série de cruzamentos de (meta)dados que possibilita a escolha de conteúdo por perfis.

Enfim: METADADOS é a resposta. Tags são utilizados para indexação, é apenas um tipo de metadado.

A discussão não é OT porque o AI deve sim preocupar-se com o relacionamento do usuário com o ambiente. E isso inclui os tags que ele vai gerar (aqui vemos a folksonomia – termos livres que o usuário irá registrar  - colaborando com a taxonomia planejada, elaborada por um profissional da informação).

[]s

Charlley Luz - charlley.luz AT plenaconsultores.com.br
Consultor em Comunicação e Ciências da Informação
Skype: charlley.luz
PLENA - www.plenaconsultores.com.br
CONECTT - www.conectt.com.br