aifia-pt - Re: [AI] os 3 testes de Game Design

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informaēćo (em Portuguźs)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da InformaĆ§Ć£o (em PortuguĆŖs) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] os 3 testes de Game Design
  • Date: Fri, 9 Dec 2005 14:44:06 -0200

> Notem que Usabilidade Ć© o processo que transforma o conceito (algo
> abstrato) em um veiculo (algo concreto). Ou seja, determinar a
> usabilidade de um jogo Ć© o primeiro e mais difcil passo para
> tangibiliza-lo enquanto produto.

No campo de sistemas, lĆ” fora estĆ” se estabilizando o termo "design de
interaĆ§Ć£o" para definir o processo criativo da interface. Usabilidade
Ć© mais usado para se referir Ć s metodologias de testes e pesquisas com
usuƔrios, ou seja, o lado analƭtico.

O termo "design de interaĆ§Ć£o" Ć© mais abrangente que "usabilidade",
incluindo aspectos emocionais, sociais, econƓmicos e todas as outras
complicaƧƵes humanas. Existe inclusive vertentes dentro do design de
interaĆ§Ć£o buscando aproximaĆ§Ć£o com o game design. Recentemente houve
um encontro sĆ³ para discutir isso:
http://www.usabilitynews.com/news/article2707.asp

Foi justamente quando ultrapassei os dogmas da usabilidade e conheci a
diversidade do design de interaĆ§Ć£o que comecei a me interessar pelo
game design.

Mais sobre:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_interaĆ§Ć£o
http://www.ixda.org/en/
http://www.interaction-design.org/encyclopedia/
http://www.usabilidoido.com.br/design_de_interacao_alem_da_interacao_homemcomputador.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba Ā“Ā“ PR