aifia-pt - Re: [AI] Design de Interação

aifia-pt AT lists.ibiblio.org

Subject: Arquitetura da Informação (em Português)

  • From: Fred van Amstel <usabilidoido AT gmail.com>
  • To: Arquitetura da Informação (em Português) <aifia-pt AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [AI] Design de Interação
  • Date: Fri, 9 Dec 2005 23:57:40 -0200

> Cara, fiquei fascinado pelo "Design de Interação".

A proposta de focar no design da interação entre o usuário e um
sistema, seja social, digital ou físico é muito interessante.

> Vou tirar um tempo no final de semana pra estudar esses 4
> sites q vc passou.

Só pra te entupir mais, esse pesquisador holandês tem uns artigos que
ilustram bem a necessidade de se concentrar na interação proporcionada
pelo design:

http://www.itproducts.sdu.dk/djajadiningrat/publicationIndex.htm

> Mas diga-me, meu caro, eu mostrei pra vc 4 processos.
> Que me diz sobre eles?

Se assemelham muito às metodologias empregadas no desenvolvimento de
sistemas. É bem diferente do que eu pensava que era feito no mercado
de games. O Erik Bethke não fala nada sobre isso no seu Game
Development and Production:

http://www.usabilidoido.com.br/game_development_and_production.html

Só poderia dizer algo mais consistente se os processos estão adequados
se tivesse tido a oportunidade de trabalhar num projeto de game, o que
ainda não aconteceu.

Mas, tenho a intuição de que seguir uma metodologia rígida não é a
melhor opção para a criação de games. Talvez usar etapas mais
abrangentes e menos definidas dê a liberdade necessária. No projeto de
websites, o Jesse James Garret conseguiu fazer isso com seu diagrama
The Elements of User Experience, que a Livia traduziu gentilmente para
nós:
http://www.jjg.net/ia/elements_pt.pdf

1 - Estratégia (objetivos, briefing)
2 - Escopo (requerimentos)
3 - Estrutura (arquitetura da informação, vocabulários)
4 - Esqueleto (design da informação, wireframes)
5 - Superfície (design gráfico)

Essas etapas não parecem fazer muito sentido para o game design, mas
se podemos extrair um ponto em comum em toda as metodologias de design
centrado no usuário, é o ciclo "analisar, definir e testar":

http://www.usabilidoido.com.br/design_interativo_tem_que_ser_iterativo.html

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR