Skip to Content.
Sympa Menu

cc-br - Re: [cc-br] Exclusividade

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

List archive

Chronological Thread  
  • From: Hudson Lacerda <hfml AT brfree.com.br>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] Exclusividade
  • Date: Sat, 16 May 2009 22:22:03 -0300

Pablo de Camargo Cerdeira wrote:
Oi Hudson,

Desculpe ser breve mas estou escrevendo de um telefone.

Oi Pablo,
Pela completude das respostas, parece que seu telefone tem um teclado USB conectado! :-)
Muito obrigado.


1. Exclusividade: simples. Direito não-cogente. O editor, sabendo que a composição é CC by-sa de antemão está se dispondo a não ter exclusividade. Essa questão da exclusividade foi feita pensando em gravações no modelo das décadas passadas. Não é preciso considerar que não se aplica àobra original.

(Sua mensagem anterior me deu a impressão de que seria justamente o contrário.)

OK. Minha questão era para tirar essa dúvida.


2. No exemplo dos Cicranos, sim, se for uma licença SA, terá que ser pela mesma. Mas você pode optar por uma licença não-SA. Depende do autor.

3. Domínio público. CC não tem nada a ver com DP, lógico. Apenas no exemplo é que os efeitos são parecidos. Se vai ter que ser pela mesma licença ou não é uma opção do autor, não uma obrigação.

OK. É que me pareceu que em sua primeira resposta o produtor do fonograma pudesse ignorar as condições de autorização do autor, tornando-se único "dono" do fonograma.


Desculpe, mas discordo quanto a haver falhas nas CCs. Acho, sim, que pode-se duscutir se esta ou aquela redação seria a mais adequada, mas nenhuma delas é falha ou contém falhas. Quais seriam as falhas que você apontaria?

Para intérprete a regra é a mesma.

Haveria falha se, naquela pior interpretação do "direito de exclusividade" do editor ou produtor, esses agentes pudessem suplantar os termos da licença dada pelo autor. Felizmente, segundo seu esclarecimento, aquela interpretação está errada.

Obrigado.
Hudson Lacerda

P.S.: Só fiquei ainda com a dúvida sobre /royalties/. Dizer que a licença é concedida "sem royalties" não significa que seja oferecida gratuitamente. Ou significa? /Is "free music" a matter of price?/






Archive powered by MHonArc 2.6.24.

Top of Page