cc-br - Re: [cc-br] pdf doc odt

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: Carlos <cavvieira AT gmail.com>
  • To: Creative Commons Brazil <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [cc-br] pdf doc odt
  • Date: Tue, 7 Feb 2006 01:07:12 -0200

Olá, Fábio

De acordo com a Wikipédia [1], O OpenOffice.org 2 é o único com
capacidade de editar todos os formatos do ODF (sem a folia de
importar/exportar, plugins, etc.).

O MS Office nunca foi maduro ;-) Mas o OOo que está no meu Debian
stable nunca me incomodou (nem um pouquinho!). E é essa a
tranqüilidade que eu gosto e quero. É possível eu baixar os fontes e
compilar o troço aqui? Claro. Mas não é uma versão homologada pelo
Debian (que possui um sistema de caça aos bugs de fazer inveja a
qualquer organização).

Quanto às empresas que usam produtos MS para "uso sério" - estas
precisam ou de crescer um pouco para ter um profissional de TI para
manter um sistema de verdade ou crescer mais ainda e comprar um
sistema profissional já pronto (que teoricamente dispense o
"sysadmin") como os vendidos pela HP, IBM, Sun, etc.

O plugin do Firefox me interessou bastante (ainda que seja beta :-P),
mas também só abre ODT. Eu trabalho um bocado com o OOo Draw também -
e ele está isolado no suporte a ODG.

Enfim, o que eu queria não era dar razões que eu considero válidas
para não fazer o upgrade, mas sim enfatizar que existem pessoas que,
como eu, não vão fazer o upgrade agora e portanto não podem ver nada
em ODT.

A propósito, o governo de Massachussets está escolhendo o ODF como
formato padrão e obrigatório para todo e qualquer documento gerado em
suas instituições. Isso está fazendo com que gente que estava
indecisa, como a Corel, dê prioridade ao suporte ao ODF. Dizem os
boatos que até a Microsoft vai mudar sua posição e implementar algo
para ODF.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_applications_supporting_OpenDocument

--
Carlos A. V. e Vieira - carlos AT boreste.com
Boreste Eletrônica Embarcada - www.boreste.biz