cc-br - Re: [personal] Re: [cc-br] Não-comercial X setor público II

cc-br AT lists.ibiblio.org

Subject: Creative Commons Brazil

  • From: "Giordani Rodrigues" <giordani AT infoguerra.com.br>
  • To: "Creative Commons Brazil" <cc-br AT lists.ibiblio.org>
  • Subject: Re: [personal] Re: [cc-br] Não-comercial X setor público II
  • Date: Thu, 18 Mar 2004 14:54:10 -0300

Sei que o Cassiano se referiu a todo o contexto da explicação do Omar, mas
não pude deixar de lembrar do Millôr Fernandes, ironizando o uso (abuso?) do
latim na Justiça:

"O latim, que deixou, erradamente, de ser ensinado nas escolas, é obrigatório
na prática da justiça. Se um advogado disser que o poder está querendo ganhar
pela força não consegue grande efeito. Mas se disser: "É a ultima ratio
regum" a coisa soa como verdade esotérica, sábia, divina. Logo o promotor
pode usar uma frase ofensiva, não sem antes avisar: "Horribile dictu!". O
juiz, por sua vez, pode interromper: "Immota manet!" (Fica quieto aí, ô
cara!). Qualquer tolice pode salvar ou arruinar uma vida quando dita em
latim. É indiferente. Mas aumenta o cachê. E impede que qualquer um de nós
possa fazer sua própria petição." (1989) (in Millôr Definitivo - A Bíblia do
Caos - 8a. ed. - pg. 276)

[]s

Giordani

PS - BTW , também sou jornalista e entendi perfeitamente o trecho sobre lead
e pirâmide invertida :-)
PS 2- Cassiano, o TRF da 3a. Região possui online a íntegra de um "Manual de
Direito para Jornalistas". Talvez lhe interesse:
http://www.trf3.gov.br/usu/manual/manual.htm